USF Âncora de Olhão é a primeira a candidatar-se a novo modelo de acreditação

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Âncora, a funcionar no Centro de Saúde de Olhão, é a primeira unidade de […]

Administração Regional de Saúde ARS do AlgarveA Unidade de Saúde Familiar (USF) Âncora, a funcionar no Centro de Saúde de Olhão, é a primeira unidade de cuidados de saúde primários do Algarve a candidatar-se ao Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde.

Esta é a segunda fase de um processo que tem quatro etapas. Depois de ter passado pela fase de Preparação, que passou pela formalização da candidatura, a USF do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central vai dar início ao processo de autoavaliação e avançar com a abertura do projeto na plataforma informática «@Qredita», alojada no site da Direção Geral de Saúde, para utilização e monitorização do processo de acreditação.

Esta terça-feira, realizou-se a primeira reunião entre os avaliadores do Departamento de Qualidade na Saúde da Direção Geral da Saúde e os responsáveis da USF Âncora para dar início a esta fase, que tem uma duração de 12 meses.

Daqui a cerca de um ano, a USF âncora entrará na 3ª fase, denominada de Avaliação, em que é elaborado o relatório de avaliação, válido por 6 meses. Durante este período a unidade, em caso de necessidade, pode implementar as medidas corretivas e recebe a certificação válida por 5 anos. Por último, na 4ª fase, denominada de Acompanhamento, é realizada uma auditoria de acompanhamento aos 2 anos e meio.

A execução deste Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde «permite às unidades de saúde analisar e avaliar de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade e segurança definidos, e simultaneamente, orientar os profissionais na seleção e introdução da metodologia de gestão da qualidade clínica, assistencial, organizacional e implementar um processo de melhoria contínua para alcançar níveis de excelência organizacional», segundo a Administração Regional de Saúde do Algarve.

Comentários

pub