UAlg vai ter formação sobre eficiência energética em edifícios históricos

A Universidade do Algarve vai realizar uma ação de formação para alunos das áreas de Património, Engenharia, Eficiência Energética e […]

Universidade do Algarve_Gambelas_7A Universidade do Algarve vai realizar uma ação de formação para alunos das áreas de Património, Engenharia, Eficiência Energética e «áreas afins». O curso vai proporcionar uma análise de edifícios históricos do Algarve, cuja reabilitação inclui medidas de eficiência energética.

Esta é uma das atividades que se vão realizar no âmbito do projeto EH-CMAP – Advanced Training on Energy Efficiency in Historic Heritage que iniciou uma parceria com a Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia – CRIA, no dia 29 de setembro.

A formação «irá utilizar uma metodologia de aprendizagem baseada em mapas concetuais (Cmaps)» e será realizada, ainda no primeiro semestre, em horário noturno. Segundo a UAlg, está em estudo a possibilidade de creditação através de ECTS.

Os alunos com melhor aproveitamento nesta formação vão ter a possibilidade de frequentar um curso sobre a mesma temática, mais aprofundado, a realizar em Granada em 2016.

Segundo a UAlg, o EH-CMAP é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação “Parcerias Estratégicas nas áreas da Educação, Formação e Juventude”.

O objetivo «é facilitar a interdisciplinaridade entre as áreas da construção, eficiência energética, património cultural e edifícios históricos, através do desenvolvimento de ferramentas educacionais baseadas em mapas conceptuais e em software livre».

Para além da UAlg, a parceria do projeto integra uma Agência de Energia da Croácia, denominada IRENA (parceiro líder); o Patronato de la Alhambra y el Generalife (Granada, Espanha); uma Agência de Energia de Malta, designada MIEMA; e a Universidade de Roma “La Sapienza”, Itália.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

Comentários

pub