Tavira dá a conhecer os seus seis conventos

A palestra “Os seis conventos da cidade de Tavira”, pela arquiteta Catarina Marado, dá a conhecer mais uma importante página […]

Seis_Conventos_Tavira_2015A palestra “Os seis conventos da cidade de Tavira”, pela arquiteta Catarina Marado, dá a conhecer mais uma importante página da história desta urbe algarvia, numa iniciativa marcada para sábado, dia 24 de outubro, às 10h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, no âmbito do ciclo “Passeios na história de Tavira”.

Tavira foi a cidade algarvia que teve o maior número de conventos. Entre os séculos XIV e XVIII, foram aí fundados seis edifícios conventuais. São Francisco, Bernardas, Graça, Santo António, São Paulo e Carmo formaram uma rede de casas religiosas que marcou, fortemente, a arquitetura e a paisagem urbana da cidade.

Catarina Almeida Marado, a arquiteta que vai falar sobre estes seis conventos, tem o diploma de Estudios Avanzados em Urbanística e Ordenamento do Território (2003) e doutoramento em Arquitetura pela Universidade de Sevilha (2007).

Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

É, também, professora auxiliar convidada no Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (desde 2007) e professora visitante no Master en Arquitectura y Patrimonio da Universidade de Sevilha (desde 2009).

A iniciativa “Passeios na história de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 30 participantes).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 10h00-16h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2308/09).

Comentários

pub