Tasca Algarvia representa a região no Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

Cataplanas, xarém, arroz de lingueirão, lulinhas e choquinhos à algarvia, nacos de javali, ovas de choco fritas são algumas das […]

cataplanaCataplanas, xarém, arroz de lingueirão, lulinhas e choquinhos à algarvia, nacos de javali, ovas de choco fritas são algumas das iguarias que o Algarve apresenta, a partir de hoje e até 1 de novembro, no Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza na Casa do Campino, em Santarém.

Este ano, a Região de Turismo do Algarve (RTA) estará representada pelo restaurante Tasca Algarvia, de Faro.

No stand do restaurante algarvio, serão servidas as mais apreciadas e famosas especialidades da região. A doçaria tradicional também marca presença com alguns dos seus mais emblemáticos representantes: o doce de amêndoa, o dom-rodrigo e a tarte de alfarroba.

«É com grande satisfação que o Algarve volta a marcar presença neste evento gastronómico, que é o mais antigo do género do país. O turismo de gastronomia e vinhos é um produto estratégico para a região, pois num mundo globalizado os turistas procuram cada vez mais experiências assentes na cultura e identidade locais. Nesse sentido, participamos nestes certames de forma a promover experiências gastronómicas que deem a conhecer a nossa cultura, tradição, autenticidade e o nosso estilo de alimentação saudável, para além das nossas fronteiras regionais», explica o presidente da RTA, Desidério Silva.

Organizada pela Viver Santarém e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a 35.ª edição do certame assume-se como uma montra de sabores regionais de todo o país, visando assim a promoção do património gastronómico nacional.

O Festival pretende valorizar o conceito de experiência gastronómica, aliado à excelência dos sabores portugueses e à diversidade da cozinha nacional, através da participação de restaurantes conceituados que representam todas as Regiões de Turismo, do Norte de Portugal ao Algarve, passando pelas Ilhas.

No Festival Nacional de Gastronomia de Santarém também têm espaço o artesanato regional e a animação musical.

Comentários

pub