Sequestrador de Lagos entregou-se à polícia e libertou os reféns ilesos (com fotos)

Entregou-se às autoridades cerca das 18 horas o homem que sequestrou dois homens e uma mulher e que se encontrava […]

Sequestro Barricado Lagos CPCJ (5)Entregou-se às autoridades cerca das 18 horas o homem que sequestrou dois homens e uma mulher e que se encontrava barricado nas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos desde cerca das 9 horas desta segunda-feira.

O homem chegou a atingir com um tiro de caçadeira um agente da PSP, que sofreu ferimentos ligeiros na cara, mas acabou por ser detido sem magoar nenhum dos três reféns que manteve ao longo de todo o dia.

Um dos reféns era um militar da GNR, apesar de o raptor nunca se ter apercebido disso, uma vez que este se encontrava à paisana, apesar de estar a prestar serviço no âmbito do Escola Segura. Os outros dois reféns eram uma psicóloga e um professor, ambos funcionários da Comissão.

A PSP já sabia desde manhã que havia uma agente da autoridade dentro do edifício, bem como outros pormenores que não foram divulgados publicamente, para garantir que a segurança dos reféns não era colocada em causa. Dados que a repórter do Sul Informação, no local, foi recolhendo.

Sequestro Barricado Lagos CPCJ (9)O motivo do sequestro era, de resto, conhecido desde manhã. A polícia sabia que António Duarte, pedreiro, de 40 anos, se barricou, armado com uma caçadeira de canos serrados e com uma pistola de calibre 7.65, municiada, porque os filhos lhe foram retirados, no âmbito de um processo de violência doméstica. A mulher e os dois filhos estão, de resto, inseridos no programa de Proteção à Vítima, daí o seu paradeiro ser desconhecido de António Duarte.

Esta terá sido a forma encontrada pelo sequestrador de chegar à fala com os dois filhos, embora uma das suas exigências iniciais fosse não só falar, mas também vê-los.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP também foi rapidamente despachado para o local, bem como muitos outros meios. No terreno, chegaram a estar cerca de cem agentes da PSP.

O homem acabou por se entregar às autoridades, sem resistência, já depois de ter falado com os dois filhos, um rapaz e uma rapariga, adolescentes de 14 e 15 anos, por telefone. Antes de se entregar, libertou os reféns, que não sofreram qualquer ferimento, embora tenham acabado por receber apoio psicológico do INEM. O homem terá, inclusivamente, pedido que trouxessem comida, mas apenas para os três reféns, já que se recusou a comê-la.

Mal o homem foi capturado, o local onde este se encontrava barricado foi inspecionado por uma equipa do GOE, para verificar se não haveria alguma bomba.

A PSP vai revelar mais pormenores sobre este sequestro e o seu autor numa conferência de imprensa agendada para as 19 horas.

Veja as fotos de Elisabete Rodrigues:

Comentários

pub