Semana da Cavala arranca este sábado em 40 restaurantes do Sotavento

A Semana da Cavala começa amanhã e prolonga-se até 25 de Outubro, em mais de 40 restaurantes dos concelhos costeiros […]

semana da cavalaA Semana da Cavala começa amanhã e prolonga-se até 25 de Outubro, em mais de 40 restaurantes dos concelhos costeiros do Sotavento Algarvio, desde Loulé a Castro Marim.

Esses restaurantes terão nas suas ementas uma ou duas receitas com a cavala como ingrediente principal, mostrando que há formas inovadoras e deliciosas de aproveitar este fantástico recurso.

A lista dos restaurantes participantes poderá ser, a partir do final da tarde de hoje, consultada clicando aqui.

A cavala é uma das espécies mais capturadas e das menos aproveitadas da frota algarvia, sendo que a generalização da sua utilização para consumo humano seria uma mais-valia significativa para a economia deste setor produtivo.

Neste contexto, o projeto Cavala Algarvia, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), financiado pelo programa Promar, com o apoio do GAC Sotavento, está a desenvolver estudos para determinar as características biológicas e perfil nutricional da cavala.

Em paralelo, estão a ser promovidos eventos para divulgação de receitas tradicionais e inovadoras cujo ingrediente principal seja a cavala.

Os promotores do projeto salientam que «estas ações irão promover e valorizar este tipo de recursos pesqueiros, incentivando em simultâneo a sua pesca sustentável».

Comentários

pub