São Brás de Alportel e Loulé debateram combate ao desperdício alimentar

São Brás de Alportel recebeu na segunda-feira, dia 12, a oficina “Boas práticas no combate ao desperdício alimentar” no âmbito do projeto europeu […]

São Brás na rota das boas práticas no combate ao desperdício alimentar (1)São Brás de Alportel recebeu na segunda-feira, dia 12, a oficina “Boas práticas no combate ao desperdício alimentar” no âmbito do projeto europeu “Não Desperdice o nosso Futuro”. A sessão teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal, às 14h30 e, segundo a autarquia, reuniu dezenas de participantes.

«Construir uma aliança, a nível europeu, entre jovens e autarcas com o objetivo de combater o desperdício alimentar e promover um consumo responsável e sustentável é o desafio central do projeto “Não Desperdice o nosso Futuro”, que reúne os municípios de São Brás de Alportel e Loulé, bem como as Juntas de Freguesia e os agrupamentos de escolas de ambos os municípios», explica a Câmara de São Brás de Alportel.

Esta, que foi a segunda oficina integrada no projeto, «teve por missão a partilha de boas práticas no combate ao desperdício alimentar entre diversas entidades locais e regionais, como a divulgação de novas respostas e soluções que podem servir de inspiração para a implementação de medidas eficazes na região algarvia».

Em São Brás de Alportel foram mostrados «exemplos das boas práticas adotadas pela Foodways Consulting, apresentadas por João Almeida, e da Dariacordar, a associação criada para implementar o programa “Zero Desperdício”, explicadas por Diogo Lorena, os convidados especiais desta edição».

Os participantes tiveram, posteriormente, a oportunidade de organizar grupos de trabalho para analisar exemplos de boas práticas e refletir sobre esta temática.

Segundo a autarquia sambrasense, «muitos projetos que promovem estes objetivos já estão a ser implementados, tais como a Plataforma Local de Ajuda Alimentar em São Brás de Alportel ou o Movimento Zero Desperdício, a nível nacional, que recentemente iniciou trabalho em Loulé».

Comentários

pub