Qualquer pessoa pode saber o seu número de eleitor através de sms, da Internet ou das juntas de freguesia

Não saber o número de eleitor não é razão para não ir votar. Este importante dado, fundamental na hora de […]

EleiçõesNão saber o número de eleitor não é razão para não ir votar. Este importante dado, fundamental na hora de se dirigir às urnas, pode ser conhecido rapidamente através de uma consulta na Internet, de uma mensagem de telemóvel ou, para os que não se dão bem com a tecnologia, através das juntas de freguesia, que também estão abertas no dia das eleições (habitualmente, há funcionários presentes no local da votação).

Para saber o nº de eleitor através da Internet, os interessados deverão aceder ao site de recenseamento do Ministério da Administração Interna e colocar os seus dados pessoais, nomeadamente o número de identificação civil (do BI ou do Cartão de Cidadão) e a data de nascimento. O cidadão é, de seguida, reencaminhado para uma página onde fica a saber o seu número de eleitor, o local onde deve ir votar e qual a secção de voto a que se deve dirigir.

Quem não tiver acesso à Internet, pode a qualquer momento enviar uma mensagem de telemóvel, vulgo sms, com o seguinte texto: «RE  <espaço> nº identificação civil <espaço> data de nascimento com o formato AAAAMMDD ( por exemplo RE 1444880 19531007)», e enviar para o número 3838. Quase instantaneamente, receberá de volta uma mensagem, com o nº de eleitor, o local  e a secção de voto.

Comentários

pub