Proteção Civil promove novo exercício público «A Terra Treme» a 6 de Novembro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai voltar a promover o exercício público de preparação para o risco sísmico […]

Exercicio de simulação de sismoA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai voltar a promover o exercício público de preparação para o risco sísmico «A terra Treme», no dia 6 de Novembro, às 11h06.

A população é desafiada a aderir a esta simulação e a proceder como se, de facto, estivesse a ocorrer um sismo de forte intensidade, adotando as medidas de segurança recomendadas, onde quer que se encontrem. O exercício dura um minuto e qualquer pessoa pode participar, individualmente ou em grupo.

Quem aceitar o desafio, deve estar atento ao relógio e, à hora marcada, praticar os três gestos básicos, indicados nestas situações: «Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente; e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer», segundo a ANPC.

As inscrições no exercício devem ser feitas através do site oficial do «A Terra Treme», onde se pode encontrar a ficha de inscrição (basta clicar na frase “Participe neste exercício – Inscreva-se aqui”), bem como mais informações e dados adicionais sobre a iniciativa.

A iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

«Este ano, no contexto do lançamento do Referencial de Educação para o Risco – ReRisco, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, destacamos o papel da escola e da comunidade educativa no incentivo a uma cidadania verdadeiramente ativa em matéria de proteção e segurança. As crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permita saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem», ilustrou a ANPC.

Para além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, o «A Terra Treme» visa promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela terceira vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Comentários

pub