Proteção Civil aconselha a cuidados redobrados devido a vento e chuva fortes

O fim de semana vai ser marcado por ventos fortes e chuva intensa e a população deve tomar algumas precauções, […]

chuva82O fim de semana vai ser marcado por ventos fortes e chuva intensa e a população deve tomar algumas precauções, alertou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), num aviso à população que é válido de amanhã, sábado, até segunda-feira.

Como o Sul Informação já havia noticiado, é esperado um agravamento das condições meteorológicas, no fim de semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o país sob Aviso Amarelo, este sábado, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de vento forte, com rajadas da ordem de 80 km/h, podendo chegar, nas terras altas, aos 100 km/h.

No Algarve, o aviso inclui ainda o estado do mar, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aumento da agitação marítima, com ondas de sueste com 2 a 3 metros na costa sul.

Já a ANPC fala em «precipitação pontualmente intensa com acumulados que poderão chegar os 60mm/12 horas, incidindo inicialmente nas regiões Litoral Centro e Sul e gradualmente estendendo-se a todo o território» e «vento moderado a forte de quadrante Sul (30-50km/h) com rajadas que poderão chegar aos 70km/h, Nas terras altas soprará com intensidade a variar entre os 50-70km/h, possibilidade de ocorrência de rajadas que poderão atingir os 120km/h».

Este cenário meteorológico potencia a ocorrência de cheias rápidas em meio urbano, inundações perto de linhas de água, queda de ramos ou árvores e acidentes rodoviários, entre outros.

Para prevenir que estas situações aconteçam, a ANPC recomenda que a limpeza dos sistemas de escoamento de águas pluviais, cuidados redobrados ao conduzir, evitar atravessar zonas inundadas e evitar atividades relacionadas com o mar, «nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima». A população também é aconselhada a não circular em zonas muito arborizadas ou perto da orla costeira.

Comentários

pub