Programa «1,2,3,4… já sei nadar» ensina natação a mil crianças de VRSA

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e os Agrupamentos de Escolas de VRSA e D. José I […]

Projeto_«1, 2, 3, 4 já sei nadar» (2)A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e os Agrupamentos de Escolas de VRSA e D. José I voltam a implementar o programa «1,2,3,4… já sei nadar» no ano letivo de 2015/2016. A iniciativa, que tem como objetivo transmitir aos alunos do 1º ciclo e pré-escolar noções básicas de natação, vai abranger cerca de mil crianças.

Atualmente, o projeto, que é gratuito, já abrange cerca de 700 alunos do primeiro ciclo, sendo que também irá «estender-se aos alunos do ensino pré-escolar,  proporcionando a primeira experiência dentro de água a 13 turmas e a mais de uma centena de alunos».

Caso as crianças tenham começado no pré-escolar, terão acesso à medida durante seis anos consecutivos.

A Câmara de VRSA explica que «as aulas decorrem em sistema rotativo e têm lugar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h15, nas Piscinas Municipais de VRSA, sendo cada grupo acompanhado por um professor responsável, dois professores de educação física e auxiliares educativos».

Segundo a autarquia, «a aprendizagem é feita ao ritmo de cada criança, sendo efetuada uma avaliação inicial. Para possibilitar a adesão de todas as escolas ao projeto, a autarquia disponibiliza transporte gratuito entre as piscinas e os estabelecimentos de ensino».

Para além de ensinar os alunos a nadar de forma correta, a iniciativa «tem ainda como meta a promoção de estilos de vida mais saudáveis e o combate à obesidade infantil, áreas que já deram origem a programas específicos desenvolvidos pela Câmara Municipal de VRSA», conclui o município.

Comentários

pub