Os estrangeiros vêm só à procura de sol?

Os turistas britânicos e irlandeses preferem o sul do país, durante o Verão, com mais de metade do seu top […]

praia calorOs turistas britânicos e irlandeses preferem o sul do país, durante o Verão, com mais de metade do seu top 20 a pertencer ao Algarve, indicam os dados recolhidos pelo site trivago. Mas o mesmo não se passa, por exemplo, com os espanhóis que, pelos vistos, não vêm a Portugal apenas à procura de sol.

Findo o verão, o motor de busca de hotéis e alojamentos trivago efetuou uma análise dos destinos mais procurados durante esta estação e há algumas surpresas: os espanhóis, que representam a maior fatia de turistas estrangeiros em Portugal durante este período, procuram Lisboa e Porto, mas também outros destinos no Norte do país, como Braga e Guimarães.

Mesmo com a preferência de britânicos e irlandeses pelo Algarve, Lisboa e Porto são os destinos mais populares a nível global.

O Estudo de Tendências de Verão 2015 do trivago apontou, como seria expectável, uma grande afluência dos portugueses (e estrangeiros) para o Sul do país.

Destinos portugueses (cidades e regiões) mais procurados durante o Verão de 2015
Destinos portugueses (cidades e regiões) mais procurados durante o Verão de 2015

Contudo, e findo o verão, o maior comparador de preços de hotéis do mundo procurou perceber quais as tendências globais de viagem dos turistas durante este período e há algumas conclusões interessantes.

Os portugueses procuram destinos tipicamente de verão, como a região do Algarve, Albufeira e Monte Gordo, mas há também uma grande procura pela região do Alentejo, ao contrário do que acontece com os turistas estrangeiros.

As regiões do Centro e Lisboa dominam o resto do top.

Já os espanhóis parecem valorizar outras localidades, com características menos típicas da estação, com o Porto, o Norte de Portugal, Braga e Guimarães a estarem no top dos destinos mais procurados. Ainda assim, as pesquisas pelo Algarve não deixam de estar presentes.

Franceses e alemães apresentam pesquisas mais diversificadas. As pesquisas pela capital, Invicta e região do Algarve são proeminentes em ambos os casos, mas os franceses revelam ainda interesse por cidades como a Figueira da Foz, Coimbra ou Funchal.

Os alemães pesquisam ainda por localidades da região do Centro e Lisboa, bem como pela região da Madeira.
Os britânicos e irlandeses parecem ter tendências de viagem semelhantes, uma vez que grande parte do top 20 é dominado por pesquisas pela região do Algarve – 14 no caso dos britânicos e 10 nos irlandeses.

Além de Lisboa e Porto, estes procuram ainda pela região da Madeira, ao contrário do que acontece com os espanhóis e portugueses.

 

Comentários

pub