Orçamento Participativo na reta final em Loulé e a iniciar em São Brás de Alportel

A Câmara de Loulé vai apresentar os projetos mais votados no Orçamento Participativo, a de São Brás de Alportel vai […]

A Câmara de Loulé vai apresentar os projetos mais votados no Orçamento Participativo, a de São Brás de Alportel vai iniciar o processo de votação nas propostas, com o objetiv o de incluir uma delas no Orçamento Municipal para 2016.

O processo de OP, que desafia os cidadãos a decidir onde será aplicada uma fatia do dinheiro que as autarquias têm para investir, tem vindo a ganhar adeptos no Algarve e é já um dado adquirido, em muitos concelhos. Este ano, houve seis municípios algarvios que chamaram os seus munícipes a participar.

O São Brás de Alportel é aquele que há mais tempo promove o processo de OP no Algarve e um dos veteranos do país, nesta matéria, já que promove processos desta natureza, ininterruptamente, desde 2006. Dando continuidade a esta tradição, a Câmara de São Brás de Alportel anunciou esta quinta-feira que os munícipes poderão votar em quatro projetos pré selecionados de 12 a 30 de Outubro.

Com quase dez anos de “bagagem”, o processo, em São Brás, está já afinado e há propostas de cidadãos que já estão em lista de espera há algum tempo. São estas que constam da lista de projetos a votação: a valorização do Parque da Fonte Férrea, a requalificação da Rua 5 de Outubro, a criação do Parque das Amendoeiras e a requalificação da Rua Padre Sena Neto. Todas as obras têm valores de execução diferentes, que andam entre os 35 e os 65 mil euros (ver descrição detalhada abaixo).

Para participar, os cidadãos podem optar por votar online, através do site do município, ou por preencher o questionário disponível  nos serviços municipais e entregá-lo no Gabinete do Munícipe.

Em Loulé, o processo está já na reta final, o de anúncio dos vencedores. Os projetos mais votados no processo de Orçamento Participativo vão ser apresentados numa cerimónia que a autarquia vai promover no dia 12 de outubro, a próxima segunda-feira, às 21h30, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé. Na sessão, serão dadas a conhecer as propostas vencedoras nas 11 freguesias do concelho.

Nesta segunda edição do OP de Loulé havia 33 projetos a votação e foram contabilizados 4959 votos. A maioria dos participantes optaram por submeter o seu voto por via eletrónica, através de sms, mas houve 656 munícipes que preferiram fazê-lo presencialmente.

Os municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Silves também lançaram processo de Orçamento Participativo, que estão em diferentes fases de evolução.

 

Propostas detalhadas do OP de São Brás de Alportel:

A – Valorização do Parque da Fonte Férrea, com criação de represa e espaços para atividades- investimento estimado em 60 mil euros.

B- Requalificação da Rua 5 de Outubro e abertura de novo arruamento de ligação à Rua Miguel D. Andrade [Plano de Renovação Urbana] – investimento estimado em 55 mil euros

C– criação do Parque das Amendoeiras e a ruma nova Zona Verde no centro urbano (quarteirão adjacente junto à Avenida da Liberdade) – investimento estimado em 65 mil euros

D – Requalificação da Rua Padre Sena Neto [Plano de Renovação Urbana] – investimento estimado em 35 mil euros

Comentários

pub