Obra do escritor japonês Haruki Murakami em destaque na Biblioteca de Olhão

O escritor japonês Haruki Murakami é o autor do mês de Outubro na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão. […]

autor_haruki-murakamiO escritor japonês Haruki Murakami é o autor do mês de Outubro na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão. A obra deste autor de sucesso, que já foi traduzida em mais de 50 idiomas, estará em destaque naquele espaço de cultura olhanense, até final do mês.

Haruki Murakami nasceu em Quioto pouco após a Segunda Guerra Mundial, filho de um padre budista. Apesar de ter nascido em Quioto, passou a maior parte de sua juventude em Shukugawa, Ashiya e Kobe.

Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982. Em 1986, partiu para a Europa e depois para os EUA, onde acabaria por se fixar.

Escreveu o seu primeiro romance – Hear the Wind Swing – em 1979, livro ainda não traduzido para português, mas seria em 1987, com Norwegian Wood, que o seu nome se tornaria famoso no Japão.

É autor de obras como Sputnik Meu Amor, Kafka à Beira Mar, Em Busca do Carneiro Selvagem e Dança, Dança, Dança, entre outros, todos eles best sellers. Nos últimos anos, tem sido apontado como um dos prováveis vencedores do Nobel da Literatura. A Peregrinação do Rapaz sem Cor é o seu último romance.

A bibliografia do autor existente na Biblioteca de Olhão encontra-se disponível para consulta através do catálogo online.

Comentários

pub