Monchique é a “Terra de Culinária” para o ano 2016

Monchique é a “Terra de Culinária 2016”. A distinção, que premeia o melhor plano de promoção e preservação da herança gastronómica, […]

Bons enchidos de Monchique Foto: Martyna Mazurek
Bons enchidos de Monchique Foto: Martyna Mazurek

Monchique é a “Terra de Culinária 2016”. A distinção, que premeia o melhor plano de promoção e preservação da herança gastronómica, foi entregue esta quarta-feira, em Évora, no Congresso Nacional de Turismo de Culinária.

O prémio a nível nacional, que é uma iniciativa da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, em parceria com o Turismo de Portugal e a DGARD – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, deixou Rui André, presidente da Câmara de Monchique satisfeito, mas consciente de uma maior responsabilidade.

«Isto obriga a que no ano de 2016, tenhamos uma atitude pró-ativa, quer no mercado nacional, quer no internacional. É também uma ponte com a APTECE e com o Turismo de Portugal. É uma distinção que vem qualificar a nossa oferta e que faz também que tenhamos um nível de apresentação diferente», disse o autarca ao Sul Informação.

Segundo Rui André, os produtos gastronómicos monchiquenses são conhecidos pelas pessoas, «mas houve quem, neste congresso, dissesse que era pena que não estivessem mais divulgados. Esse é também um desafio que temos pela frente».

A Câmara de Monchique diz em nota enviada às redações que «este prémio agora recebido, põe em evidência um trabalho concertado entre vários agentes locais, quer sejam públicos, privados e associativos que se envolvem em torno de um legado muito importante e que é, sem dúvida, um dos grandes atrativos do concelho de Monchique».

Rui André_MonchiqueA autarquia adianta também que «esta distinção permite a Monchique, valorizar, ainda mais, e promover o património gastronómico do Concelho, envolvendo as suas diversas entidades, associações e empresários do sector produtor tradicional e da restauração, entre outros».

Rui André admite que quando foi apresentada a candidatura, «sabíamos que teríamos hipóteses de vencer, fruto do trabalho já delineado», mas agora, «com esta distinção Nacional, teremos uma projeção nacional e internacional que devemos aproveitar para aumentar ainda a qualidade deste nosso produto estratégico, envolvendo cada vez mais os agentes e players locais, uma vez que por este setor podemos criar ainda mais dinâmicas, para além das existentes, de forma a que o setor primário e da produção faça cada vez mais sentido».

Rui André não tem dúvidas que «somos detentores dos melhores produtos e com uma qualidade diferenciadora e genuína inigualável. Torna-se agora importante criar à sua volta mais projetos e produtos capazes de continuar a gerar emprego e riqueza para as populações locais. Com esta distinção e apoio, o caminho torna- se mais claro e proeminente. No próximo ano, o Concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos seus mais variados eventos e comemorações», garantiu.

Comentários

pub