Mercado de Querença regressa no domingo e vai celebrar a batata doce

O Mercado de Querença está de regresso e vai dedicar a primeira edição da sua nova temporada, que se irá […]

Mercado Querença Outubro 2015O Mercado de Querença está de regresso e vai dedicar a primeira edição da sua nova temporada, que se irá realizar no domingo, dia 25 de Outubro, à batata doce.

Até Maio, quem se dirigir ao Largo da Igreja, no coração desta aldeia serrana do concelho de Loulé, no último domingo de cada mês, entre as 10 e as 13 horas, vai poder encontrar e levar para casa produtos frescos, muitos deles produzidos localmente e segundo métodos tradicionais.

Legumes e frutas, frutos secos, vinho, mel, aguardente de medronho e artesanato são alguns dos tesouros serranos que aqui se pode encontrar. Além destes “suspeitos do costume”, cada edição destaca um produto diferente, que inspira diversas atividades que vão decorrendo ao longo da manhã.

A edição que terá lugar no fim-de-semana não será exceção. Para celebrar a batata doce, o Projeto Querença, que relançou o mercado há alguns anos e o continua a dinamizar, esta iniciativa convidou Paulo Botelho, um apaixonado por cozinha que vai fazer uma demonstração ao vivo, preparando um prato e uma sobremesa regional à base desse ingrediente. No final, os visitantes poderão provar as iguarias confecionadas por este especialista.

Neste dia decorre também a «Caminhada de Outono», organizada pela Casa do Povo de Querença. O percurso de 8 quilómetros terá início às 9h00 e o ponto de encontro é no Largo de Igreja de Querença.

Esta onda de animação que invade a aldeia louletana, uma vez por mês, durante boa parte do ano, tem vindo a fazer diferença, não apenas na economia local, mas também na motivação da população desta zona de baixa densidade do Algarve.

Querença_Martyna MazurekSegundo revelou ao Sul Informação o coordenador do Projeto Querença João Ministro, o evento tem vindo a crescer. «Começámos com 15 bancas e já houve uma edição em que tivemos 32. Nos últimos tempos, normalmente, temos cerca de 23 bancas por Mercado. E os produtos também têm vindo a diversificar-se», contou.

Outro efeito deste mercado mensal foi o de animar os produtores locais. «Houve pessoas que não deixaram de produzir por causa do Mercado, outros aumentaram a produção que já tinham e até há alguns produtores que não vendiam, mas que agora aproveitam para fazer algum dinheiro», disse.

Este dinamismo é, de resto, uma das missões do Projeto Querença, uma «iniciativa de intervenção territorial que pretende contribuir para a valorização dos recursos naturais e culturais da região de Querença, envolvendo jovens empreendedores e criativos com ideias capazes de dinamizar o território e, paralelamente, potenciar a criação de emprego», segundo a Câmara de Loulé.

O Projeto Querença resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, a União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e a Proactivetur, Lda. Conta com o apoio do IEFP e do Centro Regional para a Inovação do Algarve / Universidade do Algarve.

Comentários

pub