Mausoléu da família Passos no cemitério de São Brás de Alportel está a ser recuperado

Já estão a decorrer as obras de reparação, manutenção e restauro do mausoléu da família Passos, de São Brás de […]

Mausoléu família PassosJá estão a decorrer as obras de reparação, manutenção e restauro do mausoléu da família Passos, de São Brás de Alportel, ao abrigo de um protocolo tripartido, assinado entre os membros desta família «que em muito contribuiu para a história do município», a Câmara e a Junta de Freguesia sãobrasenses.

A intervenção está a ser levada a cabo por um empresa de São Brás, em estreita colaboração com a equipa de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro.

Os trabalhos de manutenção desta estrutura edificada há mais de sete décadas integram serviços de limpeza, pintura de paredes, manutenção da impermeabilização da cobertura, conservação e restauro da porta, dos painéis relevados, dos vãos e dos remates existentes.

«Esta é uma intervenção nunca antes realizada e que, vai dignificar um dos mais emblemáticos edifícios de arquitetura funerária do cemitério de São Brás de Alportel, colocando em destaque todo o seu valor enquanto lugar de arte/ objeto artístico, e que nos remete para uma das mais importantes e históricas famílias deste território centenário», revelou a Câmara de São Brás de Alportel.

Bernardo de Passos, «um dos mais emblemáticos poetas sãobrasenses», é um dos elementos desta linhagem. Esta quinta-feira, dia 29 de Outubro, celebram-se os 139 anos do seu nascimento, «no seio de uma família de artistas, criadores e revolucionários cuja memória merece ser preservada para o futuro».

Comentários

pub