Marinha faz evacuação médica de navio em Portimão e salva veleiro em Olhão

A Marinha fez, durante esta noite de sábado para domingo, duas ações no âmbito da busca e salvamento marítimo, uma […]

Evacuacao_medica_portimao2A Marinha fez, durante esta noite de sábado para domingo, duas ações no âmbito da busca e salvamento marítimo, uma evacuação médica ao largo de Portimão e uma assistência a um veleiro, em Olhão.

A evacuação médica de um tripulante com fortes dores abdominais, de 59 anos e de nacionalidade espanhola, do navio «Vulcano M», foi realizada pela lancha SR43, da estação salva-vidas de Ferragudo, pelas 21h40, tendo atracado em Portimão pelas 22h00.

No local, encontrava-se uma ambulância dos bombeiros de Portimão, que transportou o doente para o hospital local, onde este se encontra em situação estável.

veleiro

Ao largo de Olhão, foi a vez de a Marinha ter prestado assistência ao veleiro «Preference», com três pessoas a bordo, duas de nacionalidade francesa e uma de nacionalidade belga, que se encontrava a cerca de 6 milhas a sudoeste da entrada da barra Faro/Olhão, sem energia a bordo e a navegar em grandes dificuldades.

O veleiro foi assistido e acompanhado até à entrada da barra de Faro pela lancha da Marinha NRP Dragão. Após a entrada na barra, o veleiro foi acompanhado pela embarcação SR 37, da estação salva-vidas de Olhão, tendo atracado em segurança no Porto de Faro cerca das 03h00.

Mas, como esta foi uma noite agitada nos mares portugueses, a Marinha prestou ainda ajuda a um segundo veleiro, mas na Madeira.

O veleiro «Mamma Mia», com quatro tripulantes a bordo, que se encontrava sem propulsão e incapacitado de navegar a cerca de 6 milhas a sudeste da ilha da Madeira, foi assistido por uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal.

O veleiro foi localizado cerca das 22h28, tendo sido prestado o apoio necessário de forma a repor a sua propulsão e, posteriormente, efetuado o acompanhamento até à marina do Funchal.

Os tripulantes do veleiro «Mamma Mia», de nacionalidade polaca, encontravam-se bem de saúde e sem necessidade de assistência médica.

Estas três ações foram coordenadas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e pelo Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).

Comentários

pub