Maior Feira de Santa Iria «dos últimos anos» começou esta sexta-feira em Faro

A tradicional Feira de Santa Iria volta a animar Faro a partir de hoje, sexta-feira, até ao dia 25 de […]

feira de santa iria_2A tradicional Feira de Santa Iria volta a animar Faro a partir de hoje, sexta-feira, até ao dia 25 de Outubro, e será «a maior dos últimos anos», segundo a organização.

O local da festa é, como sempre nos últimos anos, o Largo de São Francisco, onde podem ser encontrados, na próxima semana e meia, os mais variados tipos de bens, desde roupa, a brinquedos, passando por loiça e utensílios em metal e madeira, uma tenda dedicada à gastronomia e produtos de vários pontos do país e os habituais divertimentos, para miúdos e graúdos.

Na edição de 2015 desta feira com mais de 500 anos, a grande novidade é a ampliação do recinto para os 28 mil metros quadrados, uma dimensão que já não atingia há anos. Isso refletir-se-á na tenda «Atividades Económicas», que terá quase o dobro da dimensão que teve há um ano, «ocupando uma área de quase 800 metros quadrados, com um vasto leque de produtos e serviços», segundo a Câmara de Faro, que organiza a feira através da empresa municipal Ambifaro.

«Em relação aos divertimentos, este ano também há novidades, com o divertimento “Nuvem”, que certamente irá colocar à prova os nervos dos visitantes mais corajosos. Para os visitantes que gostam de “clássicos”, recomenda-se a visita à “Casa dos Espelhos”, com mais de meio século de existência, e que pertence ao feirante mais antigo de Portugal ainda em atividade. Ao todo, neste setor, contaremos com nove divertimentos de adultos, duas pistas de carros de choque, dois pavilhões temáticos a que se juntam oito divertimentos infantis», acrescentou a autarquia, numa nota de imprensa.

Outros pontos de atração da feira são os vendedores de farturas, pipocas, algodão-doce e outros produtos, como os frutos secos, que verão a área dedicada à sua venda aumentar. «A exposição de automóveis e de maquinaria agrícola também não é esquecida, tendo os visitantes a oportunidade de aceder, neste setor, a preços de feira e realizar bons negócios», ilustrou a Câmara.

Feira de Santa IriaE, para que ninguém se perca, serão atribuídos, pela primeira vez, nomes às ruas e largos do recinto da Feira, todos eles relacionados com a história e identidade de Faro e da própria Feira.

O que também vai crescer é o espaço dedicado às associações e instituições, que quase duplicou e vai acolher 26 entidades cuja atividade se relaciona com a causa animal, social, desportiva e cultural.

Nesta área, destaque para a exposição dos Bombeiros Sapadores de Faro, que vão estar presentes com material diverso de socorro e combate a fogos, algum já com dois séculos de existência, e com o carro de bombeiros “Relâmpago”, com quase 80 anos e ao serviço desta corporação desde 1939.

Para evitar problemas de estacionamento, já que a Feira ocupa o maior parque gratuito da cidade, não se paga para estacionar no parque subterrâneo da Pontinha de segunda a sexta-feira, acesso livre durante a semana que se manterá até ao dia 30 de Outubro.

Comentários

pub