FOTOGALERIA: Mar (do) Algarve mostra em Faro as riquezas e conhecimento que gera

«A Universidade do Algarve não consegue passar despercebida numa exposição dedicada ao Mar», salientou, sem disfarçar o orgulho, António Branco, […]

IMG_98589 (Medium)«A Universidade do Algarve não consegue passar despercebida numa exposição dedicada ao Mar», salientou, sem disfarçar o orgulho, António Branco, o reitor desta instituição de Ensino Superior, durante a visita inaugural à Mar Algarve Expo, que decorre até amanhã, sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

A forte presença da universidade algarvia, através dos seus centros de investigação, mas também de laboratórios e divisões, salta à vista, neste certame. Na segunda edição do evento, a academia algarvia reforçou a sua participação e partilha o espaço com outras entidades regionais e nacionais, com forte ligação ao Mar, e com empresas do setor.

O objetivo de juntar no mesmo espaço empreendedores, investigadores e entidades públicas com competências na área do mar no mesmo espaço é, de resto, promover uma maior interação entre os agentes ligados à Economia Azul.

IMG_9817 (Medium)«Os atores, uns do setor público, outros do privado, estão, muitas vezes, a trabalhar cada um por si. Aqui  podemos funcionar como um elo de ligação entre todos. É isso que queremos: juntar esforços e reduzir quintinhas. As pessoas quando ensaiam cooperar, chegam à conclusão que competir em cooperação também é bom», salientou João Vargues, vice-presidente da associação Maralgarve, que coorganiza o evento com a empresa Lpro.

Além desta dimensão económica, onde se incluem seminários e workshops, a Mar Algarve Expo também tem uma dimensão lúdica, dirigida, em grande medida, à população escolar, mas também ao público em geral. «Temos muitas visitas escolares e atividades promovidas por miúdos de escolas. Após a experiência ganha no ano passado, conseguimos ter mais atividades e mais grupos e turmas a vir visitar-nos», revelou.

Além disso, «foi reforçada a vertente de showcooking e serão mais frequentes», além de haver «momentos de animação inesperados», que pretendem tornar uma visita ao certame agradável para todos.

João Vargues destacou, ainda, o envolvimento de mais estruturas da UAlg, nesta edição da Mar Algarve Expo. «Este ano, estão todos os centros de investigação [relacionados com o Mar] presentes, quando no ano passado, em Portimão, a universidade esteve representada como um todo. Este ano houve mais espaço e a dinâmica por parte deles e é importante esta proximidade entre as empresas e a UAlg», considerou.

«Não me canso de recordar que a UAlg produz 20 por cento dos conteúdos científicos do país [ligados ao Mar]. Só tem à sua frente a Universidade de Lisboa, que tem uma dimensão cinco vezes superior, em número de alunos. Isso é um orgulho para nós e para o Algarve», salientou, por seu lado, António Branco.

 

Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação

Comentários

pub