Filme «Mediterranea» exibido em Faro para promover o cinema europeu

O filme «Mediterranea», o primeiro de Jonas Carpignano (Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Qatar), finalista do Prémio de Lux […]

Mediterranea filmeO filme «Mediterranea», o primeiro de Jonas Carpignano (Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Qatar), finalista do Prémio de Lux de Cinema 2015 do Parlamento Europeu, vai ser exibido na próxima quinta-feira, 15 de outubro, às 18h30, no Cinema NOS, no Forum Algarve, em Faro.

O filme aborda o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes, em busca de segurança e de liberdade.

É um dos três finalistas do Prémio Lux de Cinema deste ano e sua exibição em Faro insere-se numa série de iniciativas que o Gabinete do Parlamento Europeu leva a cabo esta semana no Algarve e que inclui ainda um debate sobre «A Europa e o Mar», a exposição «A Europa em Cartoons» e o concurso Euroscola – A UE no Algarve.

Desde 2007 que o Parlamento Europeu atribui o Prémio Lux como reconhecimento dos filmes europeus que realçam a identidade e a diversidade cultural europeias.

Além de «Mediterranea», os outros finalistas do Prémio Lux deste ano são «Mustang», de Deniz Gamze Erguven, e «Urok» (The Lesson), de Kristina Grozeva e Petar Valchanov.

O vencedor será conhecido a 25 de novembro em Estrasburgo. Os três filmes serão exibidos em Portugal nos “Lux Film Days”.

Comentários

pub