Festival Med realiza-se entre 30 de junho e 2 de julho em 2016

Em 2016, o Festival MED irá realizar-se entre os dias 30 de junho e 2 de julho, na Zona Histórica […]

festival medEm 2016, o Festival MED irá realizar-se entre os dias 30 de junho e 2 de julho, na Zona Histórica de Loulé. O anúncio desta data foi feito durante a WOMEX, a maior feira ligada à World Music e que este ano teve lugar em Budapeste, Hungria, de 21 a 25 de outubro.

A Câmara Municipal de Loulé, enquanto organizadora do Festival, esteve presente da WOMEX para promover o MED e, simultaneamente, «ficar a par das tendências e novidades na área da World Music e contactar eventuais artistas para a edição de 2016».

Segundo a autarquia, «a WOMEX é uma plataforma internacional de networking dirigida à indústria da World Music que se realiza anualmente, integrando as componentes de feira, showcases, conferências e documentários, bem como uma cerimónia de entrega de prémios».

Este ano, passaram pelos palcos da WOMEX mais de 60 artistas, como A WA (Israel), Ana Tijoux (Chile), Alo Wala (Dinamarca/Noruega/EUA), Emicida (Brasil), Blick Bassy (Camarões), Moh! Kouyate (Guiné/França), bem como Aziza Brahim (Sahara Ocidental) que foi uma das artistas que passou pela edição de 2015 do Festival MED.

O vencedor do Prémio WOMEX que distingue as figuras que tiveram um papel relevante na promoção da música de raízes étnicas, bem como na divulgação do seu país, foi Cheikh Lô. O músico, que atuou na edição de 2012 do Festival Med, nasceu «no Burkina Faso, é adorado no Senegal, e é respeitado pelos amantes da World Music, assim como por músicos do mundo inteiro», segundo a autarquia.

A 21ª edição da WOMEX contou com a presença de mais de 90 países, 2400 delegados, 1470 empresas da indústria musical, 950 agentes e promotores, 450 editoras e distribuidoras, 400 instituições governamentais e teve uma cobertura de mais de 200 profissionais da comunicação.

O Festival MED está nomeado para a 3ª edição dos Portugal Festival Awards nas categorias de “Melhor Festival de Média Dimensão” e “Melhor Festival Urbano”. As votações decorrem aqui.

Comentários

pub