Ex- furacão Joaquin traz chuva, vento e agitação marítima

Períodos de chuva em Portugal continental e de vento moderado a forte do quadrante sul no litoral oeste e nas […]

meteoPeríodos de chuva em Portugal continental e de vento moderado a forte do quadrante sul no litoral oeste e nas terras altas do interior Norte e Centro são a previsão a partir de amanhã, sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir deste sábado, dia 10, também se prevê o aumento da agitação marítima, com ondas inicialmente de sudoeste, passando a ondas de noroeste e que poderão atingir 3,5 a 4,5 metros na costa ocidental, em especial a norte do cabo Raso.

Este agravamento do estado do tempo, que não deverá afetar com a mesma intensidade o Sul do país, deve-se à aproximação do ex furacão Joaquin, agora transformado em depressão pós-tropical.

Segundo o IPMA, a depressão pós-tropical Joaquin encontrava-se às 12UTC de ontem, dia 8 de outubro, no Atlântico, em 42ºN 31ºW, a norte do arquipélago dos Açores, com o valor de 984 hPa de pressão atmosférica no seu centro.

Com movimento para leste, prevê-se que às 00UTC do dia 10 de outubro, o seu centro se encontre em 44ºN17ºW, a noroeste da Península Ibérica, com 993hPa de pressão atmosférica.

Esta depressão pós-tropical Joaquin corresponde a uma fase posterior da evolução do furacão Joaquin e, por isso, já não apresenta características de severidade meteorológica tipicamente associadas aos ciclones tropicais na categoria de furacão.

Em particular, a passagem desta depressão pelo território do continente deverá resultar em condições meteorológicas com menor severidade do que a registada, por exemplo, nos passados dias 15 e 16 de setembro (ex-furacão Henri) ou nos dias 4 e 5 de outubro.

chuva3Segundo o site Meteofontes, que cita ainda outro modelo meteorológico que coloca a passagem da depressão mais a sul, atravessando o território continental português, esta sexta-feira será de esperar um dia com céu geralmente pouco nublado aqui pelo Algarve e com aumento gradual dessa mesma nebulosidade ao longo do dia.

As temperaturas máximas rondarão os 23ºC por cá. O vento sopra fraco a moderado de Este e rodando para Sul durante a tarde. No mar, haverá ondulação de sueste inferior a 1 metro, na costa Sul, e de noroeste entre os 2 a 3 metros, na costa Ocidental.

Depois, já a partir da madrugada de sábado, há a possibilidade de alguns períodos de chuva aqui no Sul e que se estenderão ao resto do Continente, prolongando-se durante o dia de amanhã, podendo ser mais forte durante a tarde e nas regiões do Norte e Centro.

O vento estará moderado a forte de Sul, podendo atingir rajadas de 50 a 60km/h no litoral Oeste e terras altas. A ondulação aumentará para os 2,5 metros de sueste na costa Sul e para os 3,5 metros na costa Ocidental.

O domingo será um dia de céu muito nublado, intercalando com boas abertas aqui no Sul, e com possibilidade de aguaceiros e trovoadas, especialmente nas regiões do Norte e Centro. O vento diminuirá de intensidade e rodará para noroeste ao final do dia. O mar continuará agitado com ondulação similar à de sábado.

Comentários

pub