Empresa algarvia lança candeeiros que contam histórias a pensar nos mais pequenos

Têm bruxas e outras personagens fantásticas e mágicas, mas não pretendem ser assustadores, antes pelo contrário. Os candeeiros da linha […]

Candeeiro Hansel e Gretel_Foto Nine Fingers Technologies
Candeeiro Hansel e Gretel_Foto Nine Fingers Technologies

Têm bruxas e outras personagens fantásticas e mágicas, mas não pretendem ser assustadores, antes pelo contrário. Os candeeiros da linha «Story Telling Ligths», da empresa algarvia Nine Fingers Technologies, uma startup nascida na Universidade do Algarve, destinam-se aos mais pequenos, podendo servir como peça de iluminação e luz de presença.

Este sábado, o primeiro produto da linha vai ser dado a conhecer no Quinta Shopping, no empreendimento da Quinta do Lago, em Almancil, onde não faltará um contador de histórias e música.

Quem se dirigir ao centro comercial à entrada deste empreendimento turístico do concelho de Loulé, hoje, dia 31 de Outubro, às 18 horas, poderá conhecer o primeiro candeeiro da Nine Fingers e ouvir a história a ele associada, inspirada no conto Hansel e Gretel, dos irmão Grimm. Além da exposição deste produto, a empresa vai fazer-se acompanhar de «um ator, que é contador de histórias, e de um guitarrista» e «criar um ambiente mágico» especialmente pensado para as crianças.

Esta é a filosofia por detrás do candeeiros da Nine Fingers: Mais do que peças de decoração ou utilitárias, são produtos tecnológicos a que se aliou uma aura de fantasia e magia.«O nosso primeiro foco é que os nossos candeeiros contem uma história», explicou ao Sul Informação Michele Renda, a criadora da Nine Fingers Technologies.

Criada no seguimento do último concurso «Ideias em Caixa» do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, lançado em 2013, a empresa está a trabalhar há mais de um ano, tendo-se focado, numa primeira fase, neste produto. E, apesar de serem peças «feitas à mão, que demoram alguns meses a ser concluídas», os candeeiros da Nine Fingers recorrem a tecnologia avançada.

Apesar de a sua instalação ser «muito simples, igual a qualquer outro candeeiro», os produtos da empresa algarvia não se limitam a apagar e a acender, segundo a criadora da Nine Finger Michele Renda, tendo caraterísticas muito úteis, principalmente para casas com crianças. «Instalámos um circuito que permite que, caso a luz seja desligada e ligada imediatamente a seguir, seja ativada a iluminação de presença. Ficam iluminados apenas alguns elementos, que vão desvanecendo e acabam por apagar totalmente, no espaço de uma hora», ilustrou a empreendedora algarvia.

A ideia de fazer este tipo de peça surgiu a Michele Renda no decurso da sua atividade profissional. A empreendedora formou-se como engenheira eletrónica e trabalha na área da Domótica, vulgo casas inteligentes. E, pela sua prática, percebeu que há um mundo de possibilidades no setor da iluminação, nomeadamente na integração de circuitos e de funções, para simplificar a vida às pessoas e, porque não, introduzir um pouco de fantasia no seu dia a dia.

Candeeiro Hansel e Gretel_Foto Nine Fingers Technologies_2Nesta primeira geração de candeeiros, a inovação passa, essencialmente, pela introdução deste dupla função iluninação geral/ de presença. Mas, num futuro próximo, os produtos vão dar um passo tecnológico.

«Estamos já a preparar uma nova linha, em que será possível contar diferentes histórias, com o mesmo candeeiro. Temos vindo a trabalhar com uma psicóloga e uma terapeuta, no sentido de criar cenários e ambientes de luz que promovam o relaxamento das crianças», revelou Michele Renda. Também serão criados cenários específicos para acalmar «crianças com autismo e trissomia 21».

Estes ambientes podem ser descarregados da Internet e introduzidos no candeeiro, «que estará preparado para acolher diversos circuitos de iluminação» e, dessa forma, contar diferentes histórias. «O nosso próximo produto, que se debruçará sobre a história de Peter Pan e deverá estar no mercado pela Páscoa, já integrará esta tecnologia», anunciou.

Para obter um destes candeeiros, é necessário fazer uma encomenda e há que ser rápido. A cada edição, são produzidas «apenas cinco unidades», uma das quais fica com empresa, para exposição. Todos os produtos da Nine Fingers Technologies podem ser conhecidos no site da empresa.

Comentários

pub