Do fundo das águas de Alqueva, há-de surgir uma boa colheita de vinho

A Ervideira, produtor vitivinícola do Alentejo, submergiu 30.000 garrafas do seu topo de gama, o Conde D’Ervideira Reserva Tinto 2014, […]

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A Ervideira, produtor vitivinícola do Alentejo, submergiu 30.000 garrafas do seu topo de gama, o Conde D’Ervideira Reserva Tinto 2014, nas águas da Albufeira de Alqueva, junto à Amieira Marina. Estas garrafas vão aí estagiar a 30 metros de profundidade, durante 10 meses, de onde nascerá o Conde D’Ervideira Vinha da Água Reserva Tinto 2014.

Num processo inovador e pioneiro no Alentejo, a Ervideira afirma pretender «obter um vinho bastante mais intenso devido à ausência total de luz que aquele ambiente irá proporcionar a estas garrafas, bem como o facto de estarem num habitat cuja temperatura é de 17ºC em qualquer altura do dia ou do ano, irá permitir-lhes repousar de forma consistente».

«Com esta técnica pioneira no Alentejo pretendemos recuperar uma história de séculos, nomeadamente em situações de naufrágio de barcos e naus, quando os vinhos que transportavam aí ficavam até serem descobertos. Uma vez descobertos, estes vinhos apresentavam melhorias consideráveis ao nível da consistência, estrutura e potencial de envelhecimento, sendo vinhos verdadeiramente únicos», explica Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira.

Este Conde D’Ervideira Vinho da Água é produzido a partir da seleção dos melhores lotes das castas Touriga Nacional, Aragonez, Tinta Caiada, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, vinificadas casta-a-casta.

Para o primeiro ano, a Ervideira irá ter 30.000 garrafas para colocar no mercado, no entanto está já a preparar-se para aumentar a produção já a partir da vindima de 2015. A sua comercialização será feita quer em Portugal, quer em todos os 20 países de exportação.

«Dada a experiência efetuada durante o ultimo ano, com algumas garrafas, prevemos que este vinho esteja destinado a ser um verdadeiro sucesso no mercado, pois os consumidores irão querer provar a sua irreverência e inovação e a sua qualidade fará com que o consumidor o volte a comprar, bem como escolhê-lo para oferecer aos seus amigos», afirma Duarte Leal da Costa.

 

 

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