Concelho alentejano de Mora espera “baby boom” em 2016

26 mulheres estão, neste momento, à espera de bebé no concelho alentejano de Mora, estando por isso perto de se […]

grávida26 mulheres estão, neste momento, à espera de bebé no concelho alentejano de Mora, estando por isso perto de se atingir o recorde do município, que foi de 31 grávidas num ano, anunciou a Câmara local.

Este número agora apurado de gravidezes corresponde a cerca de 20.000 euros em subsídios a atribuir pela autarquia.

Desde 2004, que a edilidade lançou uma política de incentivo à natalidade e em 10 anos subsidiou, em 181.500 euros, 235 bebés morenses no total.

O apoio aos nascimentos no concelho é de 500 euros para o primeiro filho, 1000 euros para o segundo e de 1500 para o terceiro.

A autarquia considera que, além deste apoio, «tem havido também outras razões para a fixação das pessoas no concelho, tais como, a consolidação da pequena indústria, o incremento do turismo, bem como as medidas de apoio à habitação jovem e o aumento dos postos de trabalho no comércio e na restauração».

Em 2014, ocorreram 22 nascimentos no concelho de Mora, o que corresponde a subsídios no valor de 21 mil euros, dados pela edilidade local. No ano passado, nasceram sete primeiros filhos, 10 segundos, quatro terceiros e um quarto filho.

Comentários

pub