Centro Sénior de Carvoeiro é «comprimido anti solidão» (com fotos)

O Centro Sénior de Carvoeiro, que esta segunda-feira abriu numa das ruas principais da vila, é um «espaço importante para […]

centro senior_carvoeiro_13O Centro Sénior de Carvoeiro, que esta segunda-feira abriu numa das ruas principais da vila, é um «espaço importante para fomentar o convívio e para combater o sedentarismo dos mais idosos», salientou Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, durante a inauguração.

Ou, como diria o presidente da Câmara de Lagoa, «um comprimido para a solidão». «O maior padecimento [da população sénior] é a solidão. A solidão dói muito e não há comprimidos que façam passar essa solidão. Daí precisarmos de espaços como este», acrescentou o autarca Francisco Martins.

O Centro Sénior já tem perto de 70 utentes inscritos, grande parte dos quais estava ontem presente na festa que assinalou a abertura, que até meteu música e baile, bem como animação teatral.

Mas o espaço tem capacidade para mais utentes, até pelo leque variado de atividades que irá oferecer, pelo que o autarca Joaquim João salientou ser «importante passar a mensagem a todos os vossos amigos de que não há qualquer pagamento, nem obrigatoriedade de vir cá todos os dias».

Entre as atividades de lazer que vão começar já contam-se aulas de pintura, culinária e trabalhos manuais. Uma vez por semana vai decorrer uma matiné e todos os dias, às 16h00, será servido um chá aos utentes. Serão ainda promovidas visitas e passeios.

centro senior_carvoeiro_01Joaquim João, presidente da União de Freguesias, «esta foi uma das medidas com que nos comprometemos quando chegámos à Junta e conseguimos agora concretizá-la. Os nossos seniores estavam ansiosos pela abertura oficial do espaço e estão muito felizes por terem este local à sua disposição. É um centro de convívio e uma forma de passarem dias mais alegres e bem acompanhados. E nós, União das Freguesias, estamos muito satisfeitos por podermos proporcionar-lhes esta alegria».

O novo Centro Sénior de Carvoeiro funciona nas instalações do antigo Centro de Saúde, na Rua do Barranco, e está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, contando com uma animadora.

E porque esta inauguração teve lugar a uma segunda-feira, José Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, recordou a razão para a escolha deste dia: «porque a inauguração acontece no dia 5 de Outubro, em que se comemora o aniversário da República, feriado infelizmente abolido pelo atual Governo».

Aliás, a Câmara de Lagoa aproveitou este dia que devia ser feriado para inaugurar quatro equipamentos em outras tantas freguesias do concelho.

A volta do executivo da Câmara Municipal de Lagoa pelas freguesias começou às 9h30, em Porches, com a inauguração do novo Espaço Multiusos – antigo Centro Cultural D. Dinis – que engloba o Espaço do Cidadão, a sede da Junta de Freguesia e o Posto dos Correios.

Às 11h00, foi a vez do Centro Sénior de Carvoeiro.

Às 14h30, em Ferragudo, depois da inauguração do espaço renovado do Real Compromisso Marítimo, abriu a exposição “Um Outro Olhar”, mostra de pintura tripartida de Sylviana Loubatières, Pascale Fey e Di della Pace, artistas francesas residentes no Algarve. Foram ainda assinados os protocolos de utilização da Horta Urbana da vila.

Por último, às 18h00, no Parque Desportivo Municipal de Estômbar, teve lugar a inauguração do novo piso sintético para a prática desportiva e da pala de cobertura da bancada.

 

Inaugurações em quatro freguesias de Lagoa (Fotos de Elisabete Rodrigues e Kátia Viola):

 

Comentários

pub