Castro Marim vai ter cais fluvial dentro de um mês

O novo cais do rio Guadiana já está em construção. Ao lado da vila de Castro Marim, a autarquia tem […]

O novo cais do rio Guadiana já está em construção. Ao lado da vila de Castro Marim, a autarquia tem em curso a instalação de um cais que, segundo a Câmara Municipal, «pretende redirecionar o município para a sua mais riqueza endógena, o rio Guadiana». A obra deve estar pronta dentro de um mês e vai custar cerca 92 mil euros.

«Tínhamos as costas voltadas para o rio Guadiana, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

O empreendimento surgiu na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e a Região Hidrográfica do Algarve.

Segundo a autarquia castromarinense, o futuro cais flutuante «vai criar as condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro».

A obra vai ser acompanhada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e o seu funcionamento será protocolado com a Associação de Pesca de Castro Marim.

O novo cais, «possibilitará ainda o desenvolvimento das atividades náuticas, tanto na vertente da pesca como na vertente de recreio e desportiva, nomeadamente a canoagem, e consequentemente, sensibilizará a população para a proteção destas massas de água e ecossistemas», acrescenta a autarquia.

A obra é comparticipada em 75% pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça – Portugal/Espanha).

Comentários

pub