Castelo de Silves com programação especial no Dia Nacional dos Castelos

O “Dia Nacional dos Castelos”, a 7 de Outubro, vai ser comemorado em Silves. “Visitas Acompanhadas por Personagens da Nossa […]

Dia Nacional dos Castelos_Silves 2015_pqO “Dia Nacional dos Castelos”, a 7 de Outubro, vai ser comemorado em Silves. “Visitas Acompanhadas por Personagens da Nossa História”, “Música no Castelo” e “Coroas e Castelinhos no tempo do Povoador”, são as propostas da autarquia para um dia diferente.

As “Visitas Acompanhadas por Personagens da Nossa História” «vão proporcionar aos visitantes do castelo uma visita diferente, durante a qual serão acompanhados por personagens da história da cidade. Decorrerão durante todo o dia, às 10h00, 11h00, 14h00 e 15h30», segundo adianta a Câmara de Silves

Eduardo Ramos dinamizará a atividade “Música no Castelo”. O cantor, compositor e concertista de Alaude Árabe, Gambry de Marrocos e Zukra da Tunísia, vai levar ao castelo «animação musical e poética, com textos de Al Mutamid, Ibn Ammar e outros poetas que viveram em Silves no tempo do Al-Andalus». Durante o dia haverá seis sessões musicais de 10 minutos cada, em vários pontos do castelo, às 10h30, 11h30, 12h30, 14h00, 15h00 e 16h00.

A programação do Dia Nacional dos Castelos contempla, ainda, atividades de expressão plástica de decoração de uma coroa e de castelos em miniatura, com a ação “Coroas e Castelinhos no tempo do Povoador”. Esta atividade é dirigida a famílias com crianças e grupos organizados de instituições de ensino e, da parte da manhã, funciona das 10h00 às 12h00, e à tarde, entre as 14h00 e as 16h00.

Neste dia, cada visitante do Castelo de Silves vai receber um postal alusivo à data e pode ainda visitar na Torre de Menagem a exposição “Traços do Património”, que apresenta os desenhos do Encontro Nacional de Urban Sketchers, em Silves, e na Cisterna a exposição “No Caminho do Lince-Ibérico”, que «pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta, a espécie de felino mais ameaçada do planeta».

Comentários

pub