Casa Museu João de Deus atinge a maioridade e faz a festa no domingo

Um ateliê de ilustração para crianças e uma visita orientada através de memória e de olhares, pelo arquiteto e arqueólogo […]

Casa_Museu João de DeusUm ateliê de ilustração para crianças e uma visita orientada através de memória e de olhares, pelo arquiteto e arqueólogo Mário Varela Gomes, autor do projeto de adaptação do espaço, assinalam no domingo, 25 de Outubro, o 18º aniversário da Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

Com o tema “Casa Museu João de Deus: uma casa-poema… em construção”, começa às 11h00 um ateliê de ilustração dirigido a crianças dos 5 aos 12 anos.

Os mais novos são convidados a visitar o espaço museológico aqui existente e de seguida a participar num ateliê de ilustração, onde, através da sua criatividade, irão ilustrar, criar e construir uma casa-poema, com o objetivo de ligar o esboço da fachada da Casa Museu à poesia de João de Deus.

Às 15h30, os visitantes terão a oportunidade de participar na iniciativa “A Casa Museu João de Deus aos olhos do mestre”, uma visita orientada por Mário Varela Gomes, autor do projeto deste espaço.

Será «uma visita orientada através de memória e de olhares, que documentará a história, a recuperação, o projeto arquitetónico e expositivo, e alguns segredos de bastidores, por poucos conhecidos», explica a organização.

João de deus 65 Anos«A atividade é dirigida ao mais diferenciado publico e pretende oferecer um momento único de diálogo entre o projetista e o visitante, numa nova perspetiva da Casa Museu».

A Casa Museu João de Deus, em Messines, abriu portas no dia 25 de outubro de 1997, sendo um núcleo de representação e espaço lúdico, educativo e de cultura, dividido em diversos ambientes que se completam e que visam preservar a “memória do lugar”, dando a conhecer a vida e a obra de João de Deus, nascido naquela vila, numa tripla perspetiva – como Homem, como Poeta e como Pedagogo – e reviver as memórias e identidade coletivas, em múltiplas atividades, onde a Educação, as Artes e o Conhecimento do Meio Envolvente têm um papel preponderante.

Comentários

pub