Carlos Silva e Sousa promoveu Albufeira em Marrocos (com fotos)

Uma comitiva da Câmara de Albufeira, liderada pelo presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, esteve na cidade de El-Jadida, […]

Carlos Silva e Sousa com o Príncipe Moulay Rachid, irmão do rei Muhammad VI
Carlos Silva e Sousa com o Príncipe Moulay Rachid, irmão do rei Muhammad VI

Uma comitiva da Câmara de Albufeira, liderada pelo presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, esteve na cidade de El-Jadida, em Marrocos, com a qual o município algarvio tem um acordo de cooperação desde 2010.

A Câmara de Albufeira foi convidada pelo Ministério da Agricultura e do Mar português e da Embaixada de Portugal em Rabat a estar presente na 8ª edição do Salão do Cavalo desta cidade marroquina, na qual Portugal é o convidado de honra.

Carlos Silva e Sousa, acompanhado pelo vereador Rogério Neto e pelo Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve José Alberto Alegria, teve «a oportunidade de efetuar vários contactos institucionais com entidades portuguesas e marroquinas e com empresários daquele país do norte de África, visando a promoção de Albufeira nestas áreas e o reforço dos laços de cooperação», revelou a autarquia albufeirense.

O acordo de cooperação, em vigor há cinco anos, prevê, de resto, a colaboração em diferentes áreas, nomeadamente «o turismo, o desporto, a economia, a educação e a cultura».

O Algarve é cada vez mais procurado por cidadãos marroquinos, como destino turístico, razão pela qual o edil de Albufeira defende uma maior aposta naquele mercado.

As boas vias de comunicação terrestres e, sobretudo, aéreas com vários voos diários com saída de Lisboa e Sevilha «obrigam a olhar para o mercado marroquino de uma maneira complementar àquilo que são os mercados ditos normais para o Algarve em geral, e Albufeira em particular».

«Com um crescimento médio de 4 por cento ao ano Marrocos é um mercado emissor a ter em conta”, destacou Carlos Silva e Sousa.
Albufeira teve a oportunidade de mostrar as suas potencialidades ao Príncipe Moulay Rachid, irmão do rei Muhammad VI de Marrocos. Numa breve conversa que teve com Carlos Silva e Sousa, Moulay Rachid afirmou conhecer Albufeira como uma «importante cidade do turismo de Portugal com ligações a El-Jadida». O presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para convidar Moulay Rachid a visitar o Município de Albufeira.

Carlos Silva e Sousa com Aziz Akhannouch, Ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de MarrocosO presidente da Câmara de Albufeira também se reuniu com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos Aziz Akhannouch.

«Conseguimos reforçar os laços de cooperação entre o Município de Albufeira e El-Jadida. Foi extremamente importante o convite endereçado quer por parte do Ministério da Agricultura e do Mar, quer da Embaixada de Portugal em Rabat, para estarmos presentes neste Salão do Cavalo, que nos permitiu desenvolver múltiplos contactos institucionais com membros do Governo marroquino, nomeadamente com o ministro da Agricultura e Pesca Marítima do Reino de Marrocos, Aziz Akhannouch, e com um conjunto de empresários daquele país africano», considerou Carlos Silva e Sousa.

«Procurámos essencialmente promover Albufeira enquanto destino turístico com elevado potencial de desenvolvimento económico», acrescentou.

Nos contactos estabelecidos, Carlos Silva e Sousa salientou «que a existência de um protocolo de cooperação com El-Jadida permitiu criar um clima de recetividade institucional junto do tecido empresarial marroquino e dos responsáveis políticos, visando uma maior aproximação entre os dois povos com vantagens recíprocas».

Veja as fotos da visita:

Comentários

pub