Câmara de Loulé abre candidaturas para bolsas de apoio ao teatro

Os grupos de teatro do concelho de Loulé que tenham personalidade jurídica, quer sejam amadores ou profissionais, podem candidatar-se até […]

teatroOs grupos de teatro do concelho de Loulé que tenham personalidade jurídica, quer sejam amadores ou profissionais, podem candidatar-se até ao dia 31 de Dezembro de 2015 às Bolsas de Apoio ao Teatro que a autarquia vai conceder no ano de 2016.

Os grupos candidatos deverão apresentar propostas de espetáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados. O valor do apoio é de 25 mil euros, «sendo que 7500 euros são para aquisição de material de som e luz, 3000 euros para aluguer de material de som e luz e 14.500 euros para as produções», segundo a Câmara de Loulé. A todos os apurados será igualmente atribuído um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação.

As propostas deverão ser entregues à Divisão de Cultura e Património da Câmara de Loulé, ou enviadas pelo correio para a Divisão de Cultura e Património, Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé.

Em cada candidatura deverão constar dados técnicos das peças, nomeadamente o título da peça, nome do encenador, sinopse, duração, número de elementos intervenientes e respetivos nomes, entre outros. As regras deste concurso podem ser consultadas, na íntegra, no site da Câmara.

Caso venham a ser apoiados, os grupos de teatro ficam obrigados a fazer três representações, com início no mês de março de 2016, no âmbito do programa do CENÁRIOS – X Mostra de Teatro promovida pela Câmara de Loulé.

«Nas propostas a apresentar, os candidatos deverão ter em conta que as peças de teatro deverão estar adequadas aos mais variados públicos, tendo em consideração a diversidade do Concelho, às dimensões e equipamento técnico dos palcos, ao tempo de duração do espetáculo (máximo 90 minutos), ao tempo de montagem e desmontagem do espetáculo, bem como à utilização da língua portuguesa como idioma dominante no texto da peça», ilustrou a autarquia.

A verba é atribuída mediante a pontuação dada após a análise das propostas por um júri composto por «uma individualidade de reconhecida idoneidade artística» e por dois técnicos da Autarquia. O conteúdo, a criatividade/originalidade, a adequação aos espaços dos espetáculos e público e o currículo do grupo/encenador são os critérios de avaliação para atribuição do apoio.

Comentários

pub