Avançam as obras de reabilitação do quebra-mar da pesca artesanal do Porto de Olhão

As obras de reabilitação da estrutura do quebra-mar de pesca artesanal (junto ao cais T), a que se seguirá a […]

Porto Pesca Olhão 2As obras de reabilitação da estrutura do quebra-mar de pesca artesanal (junto ao cais T), a que se seguirá a requalificação das escadas e defensas do Porto de Pesca de Olhão, acabam de ser adjudicadas, anunciou hoje a Docapesca, Portos e Lotas, responsável pela empreitada, no âmbito das suas funções de administração portuária.

As duas intervenções estão orçamentadas em cerca de 290 mil euros.

A Docapesca acrescenta que se trata de um investimento de requalificação da estrutura portuária que vem acrescer aos já realizados ao longo de 2014 e do corrente ano de 2015.

Fonte da Docapesca, em resposta a um pedido de esclarecimentos enviado pelo Sul Informação, revelou que, neste momento, estão em curso, no Porto de Olhão, cinco intervenções.

Com financiamento do programa Promar, estão a decorrer as obras de Requalificação da Lota (416.600 euros), prevendo-se a sua conclusão até meados de Novembro.

Está ainda a avançar a requalificação dos sistemas de controlo e segurança, melhoria ao nível de da Iluminação Pública, e novos PT e QGBT (419.884 euros), obras há muito reivindicadas pelos operadores portuários, nomeadamente os armadores e pescadores.

Segundo a Docapesca, trata-se de um conjunto de intervenções das quais se destaca a nova vedação do Porto, a Norte (132.500 euros) e a instalação do novo Quadro Geral de Baixa Tensão (27.327,80 euros) e novos “armários” e postes de iluminação. Esta intervenção foi agora adjudicada.

Também em curso está a reabilitação e aquisição de estruturas flutuantes e meios de proteção e atracação de embarcações de pesca, bem como das suas fixações. Estas obras incluem a instalação de escadas e defensas no Porto de Pesca (155.649 euros) e Quebra-mar do Porto de Pesca Artesanal exterior (136.200 euros).

Foi também feito um investimento (40 mil euros) na melhoria e modernização da gestão de resíduos e ações para defesa e conservação do ambiente.

Com verbas próprias, ou seja, sem financiamento do Promar, a Docapesca já adjudicou a reabilitação do quebra-mar flutuante, substituição de correntes e reforço das fixações no Porto de Recreio (160 mil euros).

Durante 2014 e 2015, foram ainda concretizadas várias intervenções, das quais a Docapesca, nas informações enviadas ao Sul Informação, destaca a substituição da plataforma flutuante de apoio à Pesca Artesanal no interior da bacia portuária (15.520 euros), a substituição das escadas no Cais de Descarga (4.320 euros), a retirada da cobertura do “telheiro” de estacionamento dos automóveis, em fibrocimento (com amianto) (14.950 euros),

Foram ainda adjudicados Serviços de Vigilância do Porto de Pesca e Porto de Recreio de Olhão (250.000 euros/3 anos), sendo que, anteriormente, apenas o Porto de Recreio tinha vigilância permanente;

Houve ainda investimentos na reabilitação da Portaria (edifício, cancelas, lombas e sinalética, cerca de 10 000 euros), várias intervenções de limpeza e reabilitação do sistema de esgotos da Lota e área adjacente, limpeza e desmatação da área portuária iniciais e contratualização de manutenção mensal, reparação de emergência das situações críticas do pavimento dos arruamentos internos do Porto (cerca de 10.000 euros).

Outras intervenções passaram pela reparação das fugas da rede de abastecimento de água, permitindo a “poupança” significativa dos consumos registados, estando a ser colocados os contadores que permitirão implementar uma leitura por telemetria (16.000 euros), melhoria da qualidade de água salgada – bombagem e dosagem de cloro – (cerca de 6 000 euros) e ainda reparação da rede abastecimento de energia para a Iluminação Publica do Porto, com a recuperação dos postes e iluminárias, registando-se neste momento a quase totalidade de funcionamento do equipamento existente (cerca de 35 000 euros).

A Docapesca pede a todos os utentes do quebra-mar da pesca artesanal a «melhor colaboração« com a empresa selecionada para a execução dos trabalhos.

 

Atualizada às 17h40, acrescentando pormenores sobre as obras em curso no Porto de Olhão, de acordo com informação pedida pelo Sul Informação à Docapesca.

 

Comentários

pub