Atum que deu à costa na Culatra teve de ser levado de retroescavadora

São criados ali ao lado, vêm muitas vezes parar ao prato, mas não é habitual ver atuns de mais de […]

Atum de 250 quilos_Créditos Filipe da Palma
Atum de 250 quilos_Créditos Filipe da Palma

São criados ali ao lado, vêm muitas vezes parar ao prato, mas não é habitual ver atuns de mais de 200 quilos, inteiros, na Ilha da Culatra. Um exemplar deste peixe deu à costa, perto do núcleo com o mesmo nome da Ilha, no passado fim de semana.

Segundo a dirigente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra Sílvia Padinha, o atum deu à costa já morto, apesar de «estar em bom estado» e foi preciso recorrer a uma retroescavadora para a retirar da praia, um momento que foi captado em fotografia por Filipe da Palma e colocado no Facebook.

Na legenda da sua publicação, o fotógrafo diz que o exemplar em causa tinha cerca de 250 quilos.

«Já deram à costa, aqui na ilha, tartarugas, golfinhos e outros animais, mas não me lembro de ver um atum desta dimensão», disse Sílvia Padinha.

Embora não tenha assistido ao resgate do animal, a dirigente da AMIC arrisca que a proveniência do animal seja uma das armações de atum que existem ao largo da Culatra, onde estes peixes são engordados, com vista à sua posterior venda, na maioria dos casos, para o mercado japonês, onde o seu valor é muito elevado.

 

 

 

Comentários

pub