Atenção às filas de trânsito por causa das obras da Ponte do Arade e da EN125

Os engarrafamentos na EN125 na zona de Portimão, entre Lagoa e o nó de Alvor, vão continuar mais algum tempo, […]

DSC_0196 (Custom)Os engarrafamentos na EN125 na zona de Portimão, entre Lagoa e o nó de Alvor, vão continuar mais algum tempo, mas trata-se de obras necessárias para requalificar esta estrada.

Apesar de não adiantar quando se prevê o fim dos trabalhos neste troço, fonte das Rotas do Algarve Litoral (RAL), concessionária da EN125 e por isso responsável pelas obras, disse ao Sul Informação que «continuarão a ser executados em toda a sua extensão, de forma continuada».

Para já, está a ser levantado o pavimento nesse troço, de modo a permitir a colocação de um novo tapete betuminoso. Isso tem obrigado a que o trânsito, neste troço da EN125, seja feito, durante o dia, de forma alternada, criando filas nas horas mais movimentadas.

À noite, é necessário sobretudo ter muita atenção aos estreitamentos da via e ao estado do piso, apesar de tudo estar sinalizado.

Mas o que é que está a ser feito, em concreto, naquele troço, perguntou o Sul Informação às RAL? Além da requalificação da Ponte Nova do Arade, a primeira com esta dimensão em muitos anos, as obras abrangem ainda, no que diz respeito à estrada em si, «a reabilitação do pavimento, da sinalização vertical e horizontal, equipamentos de segurança, e limpeza e reabilitação de órgãos de drenagem».

Obras na EN125 no troço Lagoa/Portimão/Nó de AlvorQuanto à ponte, a mesma fonte explicou que estão em curso «ações de reabilitação» do «betão dos pilares e do tabuleiro», nos «tirantes de suspensão da superstrutura», nos «aparelhos de apoio e de retenção anti-sísmica da superstutura», do «tapete betuminoso no tabuleiro», do «sistema de proteção relativamente à ocorrência de descarga elétricas atmosféricas (vulgo pára-raios)», do «sistema de iluminação de aviso à navegação aérea» e ainda da «sinalização vertical e horizontal».

Antes de dar início a esta intervenção, foi preciso montar andaimes e criar uma espécie de «falsos túneis» em cada um dos pilares da ponte, o que levou ao encerramento temporário da ponte, nas noites dos dias 13 e 15, por períodos de três e quatro horas, respetivamente.

Fonte das RAL explicou, em resposta a uma série de perguntas enviadas pelo Sul Informação, que estes cortes foram necessários para a «execução das partes superiores dos falsos túneis criados junto a cada um dos pilares-torre da ponte em apreço, para proteção da circulação automóvel».

No final dos trabalhos, que se prevê seja no «final do primeiro trimestre do próximo ano», será de novo necessário fazer «dois encerramentos temporários», desta vez «para desmontagem de tais partes», mas as RAL garantem, na informação enviada ao nosso jornal, que será «então dada pública informação com a conveniente antecedência» desses cortes.

Apesar da insistência do Sul Informação, a fonte das RAL não adiantou quando se prevê a conclusão dos trabalhos em curso no troço Lagoa/Portimão/Nó de Alvor da EN125, nem qual o troço que entrará em obras a seguir. A única informação enviada admite, de forma lacónica, que «a intervenção da totalidade dos trabalhos é expectável poder ser concluída em Março de 2016».

Por isso, automobilistas do Algarve, nacionais e estrangeiros, preparem-se: pelo menos até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano, haverá obras num troço da EN125, na área concessionada às RAL, entre Vila do Bispo e Olhão. Só não se sabe qual o troço e quando começará cada uma das intervenções previstas…

 

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