António Branco lança «Visita Guiada ao ofício do Ator: Um Método» na Fnac de Faro

«Visita Guiada ao ofício do Ator: Um Método» é o título do livro da autoria de António Branco, atual reitor […]

livro antónio branco«Visita Guiada ao ofício do Ator: Um Método» é o título do livro da autoria de António Branco, atual reitor da Universidade do Algarve, que vai ser apresentado por Pedro Ferré, professor catedrático da UAlg, na FNAC de Faro, no dia 28 de outubro, às 21h30.

O tema central deste livro é, sobretudo, a autenticidade na arte do ator, entendida, nas palavras do autor, “como expressão explícita da verdade individual, sem a descoberta da qual, na tradição em que me revejo e terei a oportunidade de apresentar, o contrato teatral não se cumpre – e sem a qual a expressão individual, segundo o ponto de vista adotado, não ultrapassa o patamar da exibição”.

«Visita Guiada ao ofício do Ator: Um Método» encontra-se dividido em três partes: a primeira aborda a autenticidade na arte do ator; a segunda dedica-se à análise de um paradigma de ensino e aprendizagem, no teatro, baseado na relação entre mestres e discípulos; finalmente, no capítulo III, o autor reflete sobre as suas opções metodológicas, “colocando em diálogo uma conceção artística e uma prática pedagógica”.

António Branco já foi coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e este livro resulta do seu trabalho de investigação na área do Teatro.

A mesma obra será também apresentada na FNAC do Chiado, em Lisboa, no dia 7 de novembro, por Manuel Fonseca, filósofo e editor.

Comentários

pub