Antigo edifício do Compromisso Marítimo de Tavira dá lugar a futuras instalações municipais

O edifício do antigo Compromisso marítimo de Tavira, onde até há pouco tempo funcionou a Segurança Social, vai entrar em […]

O edifício do antigo Compromisso marítimo de Tavira, onde até há pouco tempo funcionou a Segurança Social, vai entrar em obras a 19 de Outubro, para ser adaptado de modo a acolher instalações do Município. A obra vai custar 200 mil euros.

Datado de 1781, este espaço foi alvo de diversas obras, ao longo do último século, «as quais contribuíram para a descaraterização do seu interior, dada a introdução de um conjunto de elementos, processos e técnicas de construção não compatíveis com a construção original, nem com a tipologia morfológica», salienta a Câmara de Tavira.

Em Junho passado, aquando da inauguração do restauro da Igreja das Ondas, cujo edifício fica ao lado do que vai ser agora alvo de obras, Jorge Botelho, presidente da autarquia tavirense, tinha manifestado a sua satisfação pelo facto de que «qualquer dia todo este edifício, da igreja e do Compromisso, estarão recuperados».

Edifício do Compromisso Marítimo e Igreja das Ondas, lado a lado
Edifício do Compromisso Marítimo e Igreja das Ondas, lado a lado

A proposta de intervenção apresenta uma solução que preconiza a instalação de serviços técnicos, no 1º andar, destinando-se o rés-do-chão à receção, a sala para atendimento/reuniões e arquivo.

Foi equacionada também a possibilidade deste edifício servir para entrada de visitantes na Igreja das Ondas, que fica ao lado, paredes meias.

Relativamente ao 2º andar (sótão), será criada uma área de arrumos, tendo em conta que o mesmo não reúne as condições necessárias à sua utilização como espaço de trabalho.

O acesso ao edifício, por utilizadores em cadeira de rodas, será garantido pela Rua D. Marcelino Franco, onde se procederá à modelação ligeira do passeio.

Prevê-se que a obra tenha um prazo de execução de 18 meses.

Comentários

pub