Vilamoura lança plano de desenvolvimento de mil milhões de euros

O plano de desenvolvimento do empreendimento turístico de Vilamoura, em Loulé, projeto que  irá implicar um investimento de mil milhões […]

Marina_VilamouraO plano de desenvolvimento do empreendimento turístico de Vilamoura, em Loulé, projeto que  irá implicar um investimento de mil milhões de euros, foi apresentado esta terça-feira. O master plan que foi dado a conhecer hoje prevê a intervenção numa área de 400 hectares, que será conseguida através de 18 projetos, todos eles «prontos para venda», ou seja, abertos a quem queira investir.

Este plano «inclui uma área de construção bruta de baixa densidade de 680 mil metros quadrados, totalmente aprovada, numa área de implantação total de 4 milhões de m2», segundo a Vilamoura World, que gere este projeto. As áreas de desenvolvimento variam entre os 1,5 e os 168 hectares, combinando usos residenciais, de lazer, de turismo e de retalho.

Também há diversos «parceiros financeiros de Vilamoura, liderados pelo Santander, estão preparados para o financiamento da construção destes projetos e para apoiar os potenciais investidores».

Esta e outra informação foi avançada numa sessão que contou com a presença do ministro da Economia Pires de Lima e com responsáveis pela Vilamoura World, a entidade «que lidera esta transformação, a qual passa também por um rebranding de Vilamoura, de modo a refletir a diversidade, a ambição e os objetivos do novo master plan».

«Nos últimos anos, Portugal tem feito enormes esforços para atrair o investimento direto estrangeiro através de benefícios fiscais e do programa dos Golden Visa. Vilamoura representa uma grande oportunidade de investimento no futuro de Portugal. O país está no caminho da recuperação e Vilamoura está orgulhosa por desempenhar um importante papel neste processo de renovação. Vilamoura está, de facto, na primeira linha deste processo», considerou, na sessão, o administrador do empreendimento Paul Taylor.

O mesmo responsável assume o desafio de tornar Vilamoura «o maior resort do Algarve». Para isso, o plano de investimento prevê investimentos em diferentes setores, para garantir a diversidade da oferta, dividindo-se em seis temas distintos: Vilamoura Marina, Vilamoura Golf, Vilamoura Active, Vilamoura Villages, Vilamoura Estates e Vilamoura Lakes.

Vilamoura_Master_planEste último será «um dos principais ativos do master plan», e virá substituir o anterior empreendimento denominado Cidade Lacustre, «visando responder às aspirações e gostos do turista sofisticado e dos proprietários ambientalmente responsáveis». Este empreendimento «abrangerá belas paisagens lacustres, criando um dos principais lake resorts da Europa».

Entre os seus predicados estão os «250 mil m2 de paisagens naturais, 1900 unidades residenciais, 5 empreendimentos turísticos com 3600 camas e ofertas de retalho e de restauração premium, integrados numa envolvente que respeita o meio ambiente».

Além da expansão para uma nova área, foram anunciados Vilamoura detalhes do plano de melhoria da área da Marina, que inclui um novo Yacht Club internacional, um spa e ginásio, assim como três restaurantes e boutiques.

Este é um projeto ambicioso, que o Governo quer ver a ter sucesso. «Portugal vive hoje tempos de esperança e de retoma económica. Um dos fatores que tem contribuído para a consolidação da economia portuguesa é o aumento gradual do investimento estrangeiro, um sinal inequívoco de que Portugal recuperou a credibilidade e a confiança por parte dos investidores estrangeiros. Faço votos para que este projeto de Vilamoura seja mais um exemplo de sucesso e de confiança no nosso país», disse Pires de Lima.

Vilamoura é um dos maiores empreendimentos de lazer do Algarve e um dos destinos turísticos mais conhecidos de Portugal. Em 2015, recebeu o Prémio de Melhor Marina Internacional. Nos cerca de 1700 hectares de território que ocupa, no seio do concelho de Loulé, este empreendimento tem «cinco campos de golfe de renome mundial, praias magníficas e uma gama variada de hotéis de quatro e cinco estrelas».

Comentários

pub