Valor médio da semanada sobe para os 20 euros no regresso às aulas

Depois de dois anos em baixa, o valor médio da semanada dos estudantes portugueses volta a subir, situando-se agora nos […]

semanadaDepois de dois anos em baixa, o valor médio da semanada dos estudantes portugueses volta a subir, situando-se agora nos 20 euros, mais três euros do que em 2014.

Com este aumento, o valor médio disponibilizado pelos pais aproxima-se daquele que era registado em 2012: 23 euros. Esta é uma das conclusões do Observador Cetelem, que, no seu mais recente estudo, analisou os comportamentos das famílias portuguesas na preparação para o novo ano letivo.

Apesar do valor médio se situar nos 20 euros, a maioria dos pais disponibiliza apenas até 10 euros (31%), por semana, aos seus filhos para consumo durante o período de aulas.

Uma grande percentagem de pais (23%) dá entre os 11 euros e os 20 euros e 14% chegam a oferecer uma semanada entre os 21 euros e os 30 euros. Mais residual é a percentagem de portugueses que disponibiliza de 31 euros a 40 euros (4%), de 41 euros a 50 euros (2%) e mais de 50 euros (3%).

valor semanadaTambém no caso dos indivíduos que estudam se verifica uma subida no valor da semanada. O Observador Cetelem constatou que o próprio tem disponíveis 34 euros semanais para gastar durante o período de aulas, mais oito euros do que em 2014. Este valor é aliás o mais alto dos últimos quatro anos.

Esta análise foi desenvolvida em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um questionário por estruturado de perguntas fechadas, a 600 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 65 anos. O inquérito foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio e o erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

pub