União de Freguesias de Lagos fica com nome do padroeiro do município

A União de Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Santa Maria) passou a chamar-se São Gonçalo de Lagos, nome do […]

EstátuaaSãoGonçalodeLagosA União de Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Santa Maria) passou a chamar-se São Gonçalo de Lagos, nome do padroeiro do Município. A alteração do nome foi oficializada a 26 de agosto, com a publicação da Lei nº108/2015.

A Câmara de Lagos explica que «há alguns anos todo este processo de reorganização administrativa teve como consequência a agregação, numa única unidade administrativa, das Freguesias de Lagos (São Sebastião) e Lagos (Santa Maria), criando-se, em conformidade, a Freguesia da União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria)».

Uma vez que esta designação tinha sido «imposta pelo Governo», a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia desencadearam um processo «transparente e democrático» para alterar o nome. Foi criada uma comissão composta por representantes dos vários partidos para auscultar a população através de sessões públicas de esclarecimento e debate, e foi feita uma consulta direta por carta sobre duas propostas de designação: “São Gonçalo de Lagos”, ou “Lagos”.

A maioria da população preferiu o nome “São Gonçalo de Lagos”, que foi «prontamente acolhido pela Junta de Freguesia, ainda que a decisão final ficasse sempre a cargo da Assembleia da República».

Comentários

pub