Sotavento Algarvio é a única zona de Portugal em seca extrema

O Sotavento Algarvio é a única zona do país que estava, a 16 de Setembro, em situação de seca extrema, […]

secaO Sotavento Algarvio é a única zona do país que estava, a 16 de Setembro, em situação de seca extrema, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, em 16 de setembro, 15% do território estava em situação de chuva fraca a normal, 37% em situação de seca fraca a moderada e 47% do território estava em situação de seca severa e apenas cerca de 1% (Sotavento Algarvio) em seca  extrema.

Segundo o IPMA, de 1 a 16 de Setembro, o valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental foi de 46.4 milímetros (mm), o que corresponde já a um valor ligeiramente acima do valor normal do mês (42.1 mm).

Os maiores valores, muito superiores aos valores médios, ocorreram a norte do Mondego, tendo o valor mais alto ocorreu em Cabril, com 194.7 mm.

Em termos de percentagem em relação à média, os valores foram superiores ao normal na região Norte e grande parte da região Centro, e inferiores nas restantes regiões, sendo mesmo inferiores a 25% em quase todo o Baixo Alentejo e Algarve.

Os valores da quantidade de precipitação ocorridos em 24 horas (das 09h00 UTC do dia 15 às 09h00 UTC  do dia 16) são superiores em 1, 5 a 2 vezes aos valores médios do mês de Setembro e representam, para as regiões do Norte e Centro, entre 70 e 90% do total de precipitação nestes 16 dias.

Em consequência e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, o IPMA revela que «houve um desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica (iniciada em março 2015), tendo mesmo terminado a situação de seca na região noroeste do território».

Comentários

pub