Secretário de Estado defende poder local mais forte na inauguração da nova Junta de Freguesia de Montenegro

«Sem as freguesias, o País não teria tido o progresso, as realizações, o bem-estar e os melhoramentos que tem tido», […]

Placa«Sem as freguesias, o País não teria tido o progresso, as realizações, o bem-estar e os melhoramentos que tem tido», afirmou hoje o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, na inauguração da nova sede da Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, no concelho de Faro.

Pedro Lomba, que presidiu à cerimónia realizada na manhã deste sábado, reiterou a importância do poder local e da descentralização de competências, tendo garantido que «este é um caminho essencial e é para continuar».

«O País é cada uma das suas parcelas e é pela vitalidade, riqueza e investimento em cada uma delas, que podemos ter um Portugal melhor», considerou o governante durante a cerimónia, que contou com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Faro e da Assembleia de Freguesia, respetivamente Rogério Bacalhau e João Amaro, bem como de vários responsáveis municipais e regionais.

A importância das autarquias locais, especialmente pela sua proximidade às populações, foi também realçada pelo Presidente da JF de Montenegro, Steven Sousa Piedade, que aproveitou a oportunidade para lançar um repto a Rogério Bacalhau: mais disponibilidade da Câmara Municipal na criação de oportunidades semelhantes às que têm sido proporcionadas às outras freguesias do concelho.

«É fundamental haver um esforço conjunto para encontrar soluções, como por exemplo, a que permitiu a recente aquisição de um edifício para instalar uma associação na Bordeira» exemplificou o autarca, apontando como uma das áreas prioritárias a exigir a intervenção urgente da Câmara Municipal no Montenegro, a requalificação de várias estradas da freguesia que se encontram seriamente degradadas.

 

Steven Piedade apela a maior colaboração com UAlg e ANA

Pres. Steven Sousa PiedadeDurante a sua intervenção, Steven Sousa Piedade apelou ainda a uma colaboração mais estreita entre Junta de Freguesia, Universidade do Algarve (UAlg) e empresas que operam no Aeroporto de Faro, numa perspetiva de reforço de alguns contributos que podem ser partilhados mais proficuamente.

«Se houver uma maior coesão de esforços, podemos fazer a grande diferença num futuro muito próximo», frisou o autarca que, reconhecendo como mais-valia a localização dos referidos polos de atividade na freguesia, não deixou de apontar alguns constrangimentos ao bem-estar e aos interesses da população.

«A ANA e as empresas de transporte que operam no aeroporto devem cooperar mais com a Junta, sobretudo no que diz respeito ao cumprimento das normas de ocupação do espaço público, de que é exemplo a limpeza de viaturas na berma das estradas o que, para além de ilícito, não dignifica a nossa freguesia», criticou o autarca.

Steven Piedade reclamou também a alteração da morada fiscal dos alunos que arrendam casas no Montenegro, enquanto frequentam a Universidade, contribuindo assim para corrigir o rácio populacional local e aumentar a receita proveniente do Fundo de Financiamento das Freguesias.

Num dia em que recordou a ainda curta história da freguesia de Montenegro e assumiu estar preparado para lhe dar continuidade em nome da causa pública, Steven Sousa Piedade viu também reconhecido, por parte do presidente da Câmara de Faro, o esforço feito pelo seu executivo na aquisição da nova sede da Junta.

«A criação desta sede própria revela uma atitude de coragem e arrojo, em tempos que ainda são complicados, mas que se vai tornar um marco na curta história da freguesia», afirmou Rogério Bacalhau, presidente de um concelho que, nas palavras de João Amaro, tem no Montenegro «a melhor freguesia de Faro para morar, estudar, trabalhar e passar férias».

A nova sede da Junta de Freguesia de Montenegro representa um investimento de 89.500 euros. As novas instalações têm uma área total de 220 metros quadrados, integram dois pisos (rés do chão e cave) e cinco gabinetes, alguns dos quais multifuncionais.

O espaço, inaugurado este sábado, acolhe ainda o serviço dos CTT-Correios de Portugal.

A cerimónia de inauguração da nova sede contou com a animação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 166 de Montenegro que interpretaram o Hino Nacional, e do Rancho Folclórico e Etnográfico da Associação Cultural Amigos do Montenegro.

Comentários

pub