Protesto «Contra os brutais cortes no Ensino Artístico» espera Passos e Portas em Faro

Um protesto «Contra os brutais cortes no Ensino Artístico» vai ter lugar amanhã, dia 21, às 18h30, à porta da […]

pais sem artistasUm protesto «Contra os brutais cortes no Ensino Artístico» vai ter lugar amanhã, dia 21, às 18h30, à porta da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, onde vai ter lugar um comício da campanha eleitoral com Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

O protesto é convocado pelo Movimento de Cidadãos em Defesa da Educação Pública de Loulé, que apela à participação de «todos os cidadãos residentes no Algarve, movimentos sociais em defesa da educação e da cultura, sindicatos, partidos políticos, associações cívicas e culturais da região».

A iniciativa surge na sequência dos «brutais cortes no ensino artístico e das suas consequências desastrosas para os alunos que frequentam o ensino articulado nas escolas públicas do Algarve, colocando em risco a formação de centenas de jovens no início deste ano letivo e comprometendo a aprendizagem futura de uma formação cultural artística e digna consagrada como direito na Constituição da República Portuguesa».

O protesto destina-se a exigir a Passos Coelho e Portas, líderes da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS), que nessa noite serão as estrelas de um jantar-comício na Escola de Hotelaria do Algarve, «o financiamento do ensino artístico e a garantia dos Portugueses ao acesso à cultura e à aprendizagem das artes em condições dignas».

«O ensino artístico não é um luxo, não deve ser destinado apenas às elites e é fundamental para o desenvolvimento de um país que se quer civilizado», sublinha o Movimento.

«Aparece, passa a palavra, traz outro amigo também! Traz cartolinas, faixas, instrumentos de música, vamos dar música ao Ministro Nuno Crato!», é o apelo dos organizadores.

Comentários

pub