Projecto Estela promove visitas guiadas, oficinas pedagógicas e conferência

A oficina pedagógica “Quem nos escreve misteriosas mensagens desde a serra” abre, esta sexta-feira, dia 25, às 10h30, as atividades […]

projeto estelaA oficina pedagógica “Quem nos escreve misteriosas mensagens desde a serra” abre, esta sexta-feira, dia 25, às 10h30, as atividades do Projecto Estela, no  Museu Nacional de Arqueologia,no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao “Património Industrial e Técnico”.

Nesta oficina, a escrita do Sudoeste, que ainda hoje permanece misteriosa, pois não foi possível decifrá-la, serve de inspiração num desafio à imaginação para criar histórias sobre as pessoas que nos deixaram estas mensagens.

Da parte da tarde, pelas 16h00, está prevista uma visita guiada às exposições temporárias “Quem nos escreve desde a Serra” e exposição evocativa de “A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura. 35 anos, 1980-2015″.

Às 17h00, está prevista mais uma oficina pedagógica, desta vez sobre “Cada estela, uma tela”, atividade que pretende explicar as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, para que o público possa “escrever” a sua “estela”.

Amanhã, sábado, dia 26, à mesma hora, repete-se a visita guiada às exposições sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro através de um discurso atual e criativo.

Antes, pelas 15h30, Amílcar Guerra apresenta a peça do mês “Estela com escrita do sudoeste de Tavilhão, Almodôvar” que está classificada como tesouro nacional e foi descoberta num sítio arqueológico da Idade do Ferro, entre o Alentejo e o Algarve.

Esta revela uma inscrição da mais antiga forma de escrita da Península Ibérica e um dos maiores mistérios da Arqueologia europeia. O dia termina com a oficina pedagógica “Cada estela, uma tela” pelas 17h00.

No domingo, dia 27, às 11h00, a oficina pedagógica “Máquina do Tempo: objetos antigos, novas tecnologias” conta com animações digitais que se escondem nalguns dos objectos das exposições dedicadas à escrita do Sudoeste.

Pelas 15h00, a oficina pedagógica “Um objeto, muitas visões” vai servir para os participantes imaginarem uma história/ visão de uma forma criativa sobre um de 5 objetos arqueológicos, onde se inclui a estela com escrita do Sudoeste da Abóbada – Almodôvar.

E o programa encerra pelas 16h00, com uma nova visita guiadas às exposições.

Além destas atividades, está prevista a inauguração da exposição de desenhos “(a)Riscar o Património 2014”, no dia 25 pelas 18h00, e no dia 26 às 11h00 a visita guiada à exposição da Sala Egípcia.

Dirigidas ao público em geral e a famílias, todas estas acções de sensibilização patrimonial são de entrada livre e estão inseridas no plano de atividades das referidas exposições.

No entanto, algumas requererem uma inscrição prévia e tem número limitado de participantes. Para mais informações e inscrições o Museu pode ser contactado através do telefone 213 620 000.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, divulgadas pela Direção-Geral do Património Cultural a um nível nacional.

As jornadas têm como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Entre as muitas actividades que se desenvolvem há um programa completo que engloba oficinas pedagógicas, projeções de documentários/ filmes, encontros/ conferências, espectáculos artísticos, exposições, peddy/ rally papers, rotas patrimoniais/ itinerários culturais, visitas guiadas/ percursos orientados.

Comentários

pub