Praia dos Cavacos, na Ria Formosa em Olhão, já tem “cara” nova

A obra da Praia dos Cavacos, em Marim, Olhão, já está pronta, e foi hoje inaugurada pela Polis Litoral Ria […]

praia dos cavacos 2A obra da Praia dos Cavacos, em Marim, Olhão, já está pronta, e foi hoje inaugurada pela Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa.

O Plano de Praia dos Cavacos, previsto no POOC Vilamoura – Vila Real de Santo António e inserido no âmbito da intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa, a cargo da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, tem como objetivo a criação de infraestruturas de apoio ao uso balnear, numa praia no interior da ria, que tem sido utilizada pela população para diversas actividades de lazer.

A Polis Ria Formosa sublinha que esta intervenção permitirá «uma utilização condigna deste troço de margem da Ria Formosa, salvaguardando simultaneamente os valores naturais em presença, até aqui colocados em risco».

Para isso, a intervenção passou pela criação de mais de 60 espaços de estacionamento, para regularização da ocupação desregrada do local por viaturas automóveis, e da construção de acessos universais, organizados e disciplinados ao areal, com aposta em materiais reciclados, num espaço dotado de iluminação pública e mobiliário urbano de apoio.

praia dos cavacos 1São também lançadas as bases para um futuro apoio de praia, a concessionar, ficando desde já implantadas as redes de infraestruturas, de modo a que, segundo a Polis, «num futuro próximo, a Praia dos Cavacos se constitua como uma unidade balnear lagunar, das poucas no concelho de Olhão acessíveis sem recurso a transporte marítimo».

Em complemento, o projeto prevê a instalação de mobiliário urbano e equipamento associado à intervenção – equipamentos lúdico/desportivos destinados a diferentes faixas etárias -, iluminação pública e sinalização informativa, interpretativa e pedagógica.

Com um investimento de cerca de 235 mil euros, esta obra esteve a cargo da empresa José de Sousa Barra & Filhos Lda, e foi financiada através de capital social da Polis Litoral Ria Formosa (componente Estado) e de financiamento comunitário, proveniente do Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21), inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Comentários

pub