Poesia volta a invadir as ruas de Cacela Velha

Cacela Velha volta a ter «Poesia na Rua» no dia 13 de Setembro. As ruas da vila histórica do concelho […]

Poesia na Rua_Cacela VelhaCacela Velha volta a ter «Poesia na Rua» no dia 13 de Setembro. As ruas da vila histórica do concelho de Vila Real de Santo António, todas elas com nomes de poetas que ali viveram ou sobre ela escreveram, vão ser animadas por «sessões de poesia, conversas, apresentações de antologias e documentários, homenagens e um mercado de rua com livros e produtos locais».

«O evento tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago», segundo a Câmara de VRSA.

Além de palavras ditas, haverá também outras para ler em obra que estarão dispostas para consulta, bem como num “estendal de poesia”, onde «cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar».

O programa começa às 10 horas, com atividades para os mais novos, onde se destaca a caça ao poema, oficinas criativas, jogos poético-populares e uma sessão de conto.

À tarde, há a apresentação do livro «E se não for?», de Marco Mackaaij, por Pedro Jubilot, e leituras por Paulo Moreira. Às 16h30 decorre a sessão «Poetas do Guadiana – Ponte de Palavras» com Pedro Tavares, Diego Mesa e António Cabrita.

Às 17 horas, terá lugar a apresentação do projeto «GRAU – Grito de Raiva de Arte Urbana», por Luís Rocha e poetas convidados. Segue-se, às 17h45, a sessão «O Algarve da poesia e a poesia do Algarve», com Paulo Pires e Paulo Penisga.

Às 18h30, é hora de teatro de rua com «Tó poeta e o Carvalho Marquês», pelo Grupo de Teatro «Te-atrito», e às 19 horas inicia-se o percurso poético «A Ria Formosa na poesia do Algarve».

À noite, pelas 21h30, prossegue a festa da poesia com poemas ao ritual da igrejinha, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com a presença dos «Funkarmonica».

Ao longo de todo o dia serão promovidas várias ações poético-visuais com grafiti ao vivo com David Mota.

A «Poesia na Rua» é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela. A entrada é livre.

Comentários

pub