Poesia é mote para conversas e debates e Silves e Messines

A Casa-Museu João de Deus dinamiza, no dia 25 de setembro, diversas iniciativas, inseridas na TEIA – V Bienal de […]

poesiaA Casa-Museu João de Deus dinamiza, no dia 25 de setembro, diversas iniciativas, inseridas na TEIA – V Bienal de Poesia Concelho de Silves.

A Poesia trará a este espaço da autarquia, localizado em São Bartolomeu de Messines, e à Escola Secundária de Silves, críticos literários, poetas e escritores, para a realização de diversos encontros.

A troca de impressões e discussão em torno da temática “O Social Poético: a qualidade versus igualdade” levará os participantes numa viagem de análise aos efeitos promovidos pela globalização e constante aumento de novos textos e novos autores no mercado de produção poético-literária.

Questões como “tudo deverá ser editado ou tudo será editável?”, “Onde se situa a produção e onde se situa a crítica?” e as “diferentes perspetivas do Poeta e do crítico” serão mote para a troca de ideias.

Este debate decorrerá no dia 25 setembro, às 10h30, na Escola Secundária de Silves e estarão presentes os poetas e os críticos literários António Carlos Cortez, Casimiro de Brito, Cecília Barreira, João Rasteiro, e Maria João Cantinho.

Da parte da tarde, às 14h30, haverá um momento de homenagem ao poeta Manuel Madeira, com a projeção de um filme sobre este autor, realizado por Adão Contreiras.

A leitura de poemas por Adília César e a presença e análise do tema “O poeta da Palavra Infinita” por Carminda Fiadeiro, Lisete Martins, Maria Luísa Francisco, Fernando Esteves Pinto e Adão Contreiras encerrarão as atividades naquela escola.

O dia terminará na Casa-Museu João de Deus, em Messines, às 21h30, com uma ação intitulada «Sinfonias Incompletas», na qual participarão os poetas e os críticos literários António Carlos Cortez, Casimiro de Brito, Cecília Barreira, João Rasteiro e Maria João Cantinho e que será aberta ao público em geral.

Quem visitar a Casa-Museu até ao dia 30 de outubro poderá ver a mostra coletiva de pintura e escultura, intitulada “Cumplicidades”, que expõe trabalhos do Grupo 9, composto por Chi Pardelinha, Florentina Resende, Manuel Carvalho, Manuela Taxa, Maria Rafael, Marta de Aguiar, Paulo Medeiros, Sérgio Reis, Silvestre Raposo, Marília Resende e Hermínia Cândido.

A exposição, que também se insere nas iniciativas da TEIA, pode ser visitada, nos dias úteis, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 18h30 dias úteis).

Comentários

pub