Orquestra Clássica do Sul começa temporada a dar música na Universidade

O Concerto de Abertura do Ano Académico da Universidade do Algarve marca o regresso da Orquestra Clássica do Sul à […]

John Avery, Maestro Associado (1)O Concerto de Abertura do Ano Académico da Universidade do Algarve marca o regresso da Orquestra Clássica do Sul à atividade artística após a pausa que marcou o mês de Setembro. O concerto está marcado para 3 de Outubro, às 18h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

O espetáculo apresenta desde aberturas de óperas até música tradicional, passando pelas danças, e será dirigido por John Avery, Maestro Associado da Orquestra.

Contando com a organização da Universidade do Algarve e com o apoio do Teatro Municipal de Faro, este é um evento destinado não só à comunidade académica, mas também ao público em geral, com entrada gratuita, mas limitada à lotação da sala.

No dia 10, a Orquestra Clássica do Sul volta a juntar em palco Vitorino e Janita Salomé e o grupo de Cantadores de Redondo, para o espetáculo “Clássico EnCante”, dirigido pelo maestro titular Rui Pinheiro.

Este formato, que mistura o cante alentejano, a música tradicional e orquestra clássica, é agora apresentado em Lisboa às 21h00, no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (no átrio central).

O “Clássico EnCante” teve a sua estreia mundial em agosto deste ano, em dois concertos inseridos no Festival Caixa a Sul, no Redondo e em Faro.

A entrada para este espetáculo, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, é gratuita mas limitada à lotação do espaço, sendo necessária a apresentação de convite, que deve ser solicitado através do e-mail [email protected].

Clássico EnCante
Clássico EnCante

A programação de outubro irá apresentar ainda a Orquestra na Igreja Matriz de Paderne (concelho de Albufeira), no dia 16 às 21h30, e no dia 17, à mesma hora, na Igreja do Carmo, em Tavira, em concertos com obras de Mozart, Gounod e Beethoven, liderados por Rui Pinheiro.

O mesmo maestro irá também dirigir o concerto “Loulé Clássico” no dia 23 de outubro, às 21h30, no Cineteatro Louletano, com mais um concerto para piano de Beethoven, desta vez interpretado pelo pianista João Bettencourt da Câmara.

A música de câmara irá marcar o final do mês, com o ciclo “Clássica na Santa Casa” em Portimão (no dia 29, às 19h00) e em Faro (no dia 30, às 19h00).

No dia 31, estará no Centro Paroquial de Pêra, às 18h00, com um quarteto de cordas a interpretar obras de Sibelius, Puccini e Glazunov, e na Fortaleza de Sagres, no mesmo dia às 17h00, integrado no programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, para um concerto sob o tema “Quintetos de sopro do século XX” a apresentar obras de LeFebvre, Barber e Hindemith.

Comentários

pub