Obras nas Escolas Secundárias de Silves e de Loulé finalmente prontas

A  Parque Escolar anunciou hoje a conclusão das obras das Escolas Secundárias de Silves e de Loulé, podendo a comunidade […]

Escola-Secundária-de-Silves_6
Nova biblioteca da Escola Secundária de Silves

A  Parque Escolar anunciou hoje a conclusão das obras das Escolas Secundárias de Silves e de Loulé, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas na abertura do ano letivo.

Ambas as escolas funcionavam, desde há cerca de cinco anos, em contentores e outras instalações provisórias, devido ao atraso nas intervenções que estão a ser levadas a cabo nos estabelecimentos de ensino, da responsabilidade da empresa Parque Escolar.

A situação agravou-se quando o atual Governo entrou em funções e suspendeu as obras em curso. Tanto as da Secundária de Silves, como as de Loulé, estiveram paradas mais de um ano.

A Escola Secundária de Silves foi construída inicialmente em 1959, pertence à tipologia MOP, Escola Técnica Industrial e Comercial, e acompanhou a construção de novos estabelecimentos nas capitais de distrito, criando uma rede de edifícios liceais com uma imagem e configuração tipológica facilmente reconhecível no território.

O projeto contemplou um conjunto de quatro novos edifícios justapostos ao existente, assumindo uma nova entrada e respetiva portaria e sala polivalente.

Após a requalificação, a capacidade da Escola é de 39 turmas e cerca de 825 alunos.

A Escola Secundária de Loulé foi construída em 1976, corresponde a uma escola em pavilhões, de base técnica. A capacidade prevista foi de 72 turmas e 1.640 alunos.

Escola-Secundária-de-Silves_3A intervenção levada a cabo pela Parque Escolar na Secundária louletana passou pela remodelação das instalações existentes, beneficiação de revestimentos interiores, remodelação integral de infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de águas e esgotos, execução de arranjos exteriores e áreas desportivas. Destaca-se o reforço estrutural das partes existentes e a construção de quatro novos edifícios.

Os espaços foram distribuídos tendo em conta a sua utilização por pessoas externas à Escola. Desta forma, as zonas sociais, de acesso ao público, foram em geral situadas no piso térreo, e as áreas de trabalho foram localizadas no piso superior.

Além destas duas escolas, a Parque Escolar requalificou, até à data, cinco escolas no distrito de Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, e Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Até ao final do ano, a empresa prevê disponibilizar à comunidade escolar a Escola Secundária João de Deus, em Faro.

Ponto de situação do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário:
Nº escolas intervencionadas no início do ano letivo 2015-2016 – 152 escolas
Nº escolas em obra – 18 escolas
Nº escolas que aguardam concursos para adjudicação de obras/ ou estão nessa fase – 6 escolas

Comentários

pub