Mundo das crianças motiva negócios em crescimento no Algarve

Isa Menau, fundadora e proprietária da Oficina de Sonhos, uma empresa de animação de festas de aniversário, casamentos, batizados e […]

IMG_4418
Foto de: Carolina Isento e Alexandra Ciobanu/ Curso de Técnico de Multimédia – AEPAA

Isa Menau, fundadora e proprietária da Oficina de Sonhos, uma empresa de animação de festas de aniversário, casamentos, batizados e outros eventos que já é líder de mercado no Algarve, não pára. O seu próximo projeto é criar uma loja de design de festas, «com uma oferta personalizada».

Nessa futura loja, a empresária poderá contar com a colaboração de Inês Pestana e da sua WishªColor, um projeto que, a partir da arte da ilustração e da pintura em aguarela, dá cada vez mais cor a muitos espaços e momentos especiais.

Isa Menau e Inês Pestana foram as convidadas da mais recente Beta Talk, que decorreu no passado dia 16, como sempre no Café Concerto do TEMPO, o Teatro Municipal de Portimão.

A hipótese de colaboração entre as duas empreendedoras resultou da conversa em que ambas contaram um pouco da sua história de vida, partilhando os seus êxitos e dificuldades.

Isa Menau até começou por querer ser professora, tendo concluído, em 2002, a licenciatura em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mas esse canudo não lhe abriu as portas para um emprego, por isso acabou por trocar o sonho de ser professora pelo de trabalhar em animação.Para isso, fez diversas formações em dinâmicas de grupo, teatro, artes circenses e decoração e passou a dedicar-se à área de animação infantil.

Esta mudança de rumo nem sempre foi bem aceite pela família e pelos amigos, que a chegaram a criticar por ter trocado o estatuto de professora pela incerta vida de “palhaça”. «Na família, às vezes, diziam-me: a Isa não trabalha, faz para aí umas macacadas».

O resultado é que, salientou, «enquanto a minha empresa está bem no mercado e continua a crescer, as minhas colegas andam há 10 anos a saltar de lugar de substituição em substituição, de malas atrás pelo país fora, isto quando conseguem um emprego como professoras. Eu continuo palhaça, mas a trabalhar»…e a faturar.

Isa Menau explica que, «no meio da minha palhaçada, eu sou professora. Estou sempre a tentar introduzir o que aprendi naquilo que faço, uma vez que estou sempre a lidar com as crianças».

Inês Menau
Inês Menau – Oficina de Sonhos – Foto de: Carolina Isento e Alexandra Ciobanu/ Curso de Técnico de Multimédia – AEPAA

A Oficina de Sonhos, que começou com um insuflável e um único cliente, é hoje líder de mercado em festas para crianças, na região algarvia, sendo responsável pela animação de centenas de eventos ao longo do ano, em casas particulares, hotéis, instituições, empresas.

O Verão é a época de mais trabalho, mas Isa Menau acaba por estar ocupada ao longo do ano todo: «no fim do Verão, já estou a preparar o Halloween, depois o Natal, depois o Carnaval…há sempre muito que fazer».

Mas não se pense que, lá por ser líder no mercado do Algarve, a empresária pode descansar sobre os louros alcançados, antes pelo contrário. «O mercado está constantemente a mudar e nós temos de acompanhar, ou ficamos para trás», salienta.

Isa Menau e as suas colaboradoras podem ser fadas, princesas, bruxas, piratas, ou até um super-herói ou uma personagem de banda desenhada. O seu objetivo é fazerem as crianças felizes, ao menos durante umas horas. «O melhor que nos pode acontecer é aquela menina ou aquele menino a quem a festa se destina nos vir dizer, no final, que gostou muito».

Ao longo dos dez anos que já leva de trabalho nesta área, Isa já acumulou muitas vitórias, algumas derrotas, bastantes erros e um bom lote de histórias hilariantes. Como aquela do dia em que o carro se avariou, à chuva, e ela estava vestida de…mulher-aranha.

Certo é que as macacadas da Isa já significam um volume de negócios anuais de 100 mil euros. As solicitações têm aumentado e a empresa até está à procura de colaboradores. Têm é que ser pessoas «capazes de vestir a camisola e de defender a nossa imagem». Por isso, quem acha que tem o perfil certo deverá seguir os links fornecidos neste artigo e candidatar-se.

Para o futuro, como já se disse, a empresária quer abrir a primeira loja de design de festas no Algarve. Não será mais uma loja onde se possa comprar os copos e os pratos de plástico com os desenhos da Princesa Elsa, já que isso, sublinha, «pode ser comprado em qualquer hipermercado». Será antes «uma loja com coisas personalizadas, em que se possa pensar na festa em todos os seus pormenores, mas adaptando-a a cada situação».

E é nesta futura loja que um dia poderão estar à venda os quadros com as aguarelas de Inês Pestana, a criadora da WishªColor. O curioso é que Inês, em termos profissionais, vem de uma área a quilómetros de distância dos seus atuais desenhos em cores pastel e ar inocente: ela é licenciada em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica.

Inês Pestana - WishaColor
Inês Pestana – WishaColor – Foto de: Carolina Isento e Alexandra Ciobanu/ Curso de Técnico de Multimédia – AEPAA

Iniciou a sua carreira no Hospital de Santa Maria e hoje, depois de se mudar para Lagos em Janeiro de 2012, trabalha em part-time para um laboratório, analisando as amostras do rastreio do cancro do útero (o teste de Papanicolau, que todas as mulheres adultas conhecem). E como é que uma pessoa com um trabalho ligado à doença e à morte começa a dedicar-se a desenhos e decorações para quartos de criança?

Tudo começou com as aulas de pintura da sogra da Inês, a quem esta dava mil e um conselhos, até que a senhora, provavelmente farta de tanto palpite, lhe perguntou porque não ia ela própria aprender. E foi o que Inês fez.

De início, as suas aguarelas e desenhos eram apenas para consumo próprio, depois da família e dos amigos. Finalmente, o sucesso e as solicitações eram tantas, que Inês resolver criar uma página no facebook onde mostra o seu trabalho e que, no fundo, lhe serve de montra.

Foi aí que duas importantes bloggers a conheceram – Mãe360 e Cacomae – e lhe encomendaram trabalhos, dando-os depois a conhecer. «Foram as minhas duas primeiras clientes», contou Inês, na Beta Talk.

A partir deste mundo das bloggers, do Facebook e do Instagram, Inês Pestana e a sua WishªColor foram-se tornado conhecidas. O trabalho que faz não a vai deixar rica tão cedo, mas dá-lhe muita satisfação. De tal modo que, à boleia de outras empresas, já tem participado em feiras especializadas.

Beta Talk de Setembro
Beta Talk de Setembro – Foto de: Carolina Isento e Alexandra Ciobanu/ Curso de Técnico de Multimédia – AEPAA

«A maior parte dos meus clientes vêm dos blogs, mas tenho tentado estar presente em algumas feiras», disse. Além dos desenhos e aguarelas para decorar quartos, a WishªColor explora agora também «o mercado do batizados e das primeiras comunhões», nomeadamente através da criação de uma linha exclusiva de santinhos de batizado.

Pelo meio de toda esta atividade criativa, Inês não abandonou a sua profissão, dedicando três dias por semana ao trabalho de laboratório. Mas confessa que a WishªColor lhe ocupa cada vez mais tempo. E anuncia uma conquista que a enche de orgulho: o ter sido convidada a ilustrar o «Livro do Bebé», do professor e médico pediatra Mário Cordeiro, que será lançado por altura do Natal.

Da conversa inspiradora de mais uma Beta Talk, o que se pode reter? Que é preciso não desistir dos sonhos, tentar e tentar outra vez, às vezes cometendo erros, e deixar-se levar pelos caminhos que a vida vai abrindo. E que nada se faz sem trabalho, muito trabalho.

 

Fotos de: Carolina Isento e Alexandra Ciobanu/ Curso de Técnico de Multimédia- Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Portimão:

Comentários

pub